Voltar para o Início Ir para o rodapé

Graduação

A UFMG oferta 97 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento e oferece um dos melhores ensinos de graduação do país, que visa conferir uma formação acadêmico profissional com sólida fundamentação científica, tecnológica, artística e humanística, de forma a proporcionar aos estudantes autonomia intelectual, capacidade crítica e de aprendizagem continuada, fornecendo-lhes a base para o desenvolvimento de uma atuação ética, em consonância com as necessidades da sociedade.

Cursos

Descubra todos os cursos que a UFMG oferece.

Acesse aqui

Formas de ingresso

Conheça as diferentes formas de ingresso nos cursos de graduação da UFMG.

Acesse aqui

Tipos de graduação

A graduação é um tipo de curso superior que proporciona diplomas nesse grau. Para ingressar na graduação é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente e ser classificado em processo seletivo. A graduação da UFMG oferece cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológico.

Bacharelado

Os cursos de bacharelado são generalistas, de formação científica ou humanística, e conferem ao diplomado as competências necessárias para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural. Na maior parte dos cursos de bacharelado, é expedido o título de bacharel.

Licenciatura

As licenciaturas habilitam para o exercício da docência em educação básica – da educação infantil ao ensino médio. Todos os cursos de licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, são considerados cursos de formação de professores e profissionais da educação para o exercício do magistério, com o grau de licenciado.

Tecnológico

Os cursos tecnológicos oferecem formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.

Estruturas formativas

A graduação da UFMG articula a investigação científica, tecnológica, artística e cultural; a interação com a realidade social, econômica, cultural e ambiental do país e do mundo; a atualização constante nas áreas de conhecimento, e a flexibilidade curricular e integração entre os diversos cursos.

Tronco comum

Estruturas articuladas em torno de eixos temáticos comuns a cursos de determinado campo do conhecimento, que objetivam propiciar ambientes compartilhados de formação de estudantes, provendo atividades acadêmicas curriculares que sejam comuns ou que prevejam atuação conjunta.

Formação complementar

Estruturas disponíveis para estudantes de cursos diversos, articuladas em torno de eixos temáticos, que propiciem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que caracterizem a constituição de um campo de competências, devendo ter um projeto e uma estrutura curricular, com regras de integralização próprias.

Formação transversal

São estruturas formativas de formação complementar organizadas em torno de grandes temáticas, que oportunizam o aprofundamento dos estudos em uma perspectiva crítica e multifacetada, envolvendo diversos campos do saber. Ao cursá-las, os estudantes podem participar de atividades oferecidas por professores de diferentes Unidades Acadêmicas da Universidade, que trabalham com perspectivas diversificadas e, ao mesmo tempo, convergentes em relação à temática da Formação.

Mais informações sobre as estruturas formativas e os cursos de graduação da UFMG podem ser encontradas no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A pesquisa na graduação

Na UFMG, pesquisa é sinônimo de excelência. O primeiro contato do graduando com a pesquisa é através da Iniciação Científica (IC), em que é ensinado, na prática, o procedimento científico em suas técnicas, organização e métodos. As atividades de iniciação científica fazem parte do currículo e podem ser realizadas desde o primeiro período do curso, como bolsista ou voluntário.

A UFMG possui grupos de pesquisa, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e Infraestruturas Institucionais de Pesquisa (I2Pq) que possibilitam a realização de atividades de pesquisa artística, científica e tecnológica.

Mais informações sobre a pesquisa na UFMG podem ser encontradas no site da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq).

Mobilidade Acadêmica (Intercâmbio)

A UFMG possui vários programas e redes de cooperação que possibilitam que o estudante realize parte de seus estudos ou pesquisas em instituições parceiras, tanto no Brasil quanto no exterior. As informações sobre mobilidade internacional, como os programas existentes, o edital unificado para o processo de seleção, dentre outras, podem ser encontradas no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Já as informações sobre mobilidade nacional podem ser encontradas no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Bolsas e estágios

Estágios

Os discentes de graduação podem realizar estágios durante sua formação acadêmica, conforme consta na Lei 11.788/08; para isso, é necessário que o estudante esteja devidamente matriculado no curso  e cumpra os critérios estabelecidos pelas normas do seu curso. Alguns cursos, como as licenciaturas, possuem estágios obrigatórios, o que deve constar no Projeto Pedagógico do curso.

Bolsas

Há a possibilidade, também, do discente ser bolsista de projetos e programas de ensino, pesquisa e extensão. Os bolsistas são escolhidos mediante processos seletivos concebidos para valorizar o percurso e o desempenho acadêmico dos candidatos.

Sistema Perfil UFMG

É uma rede de oportunidades para alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da UFMG. Por meio do cadastro de sua formação acadêmica e profissional, o serviço permite que se candidatem a oportunidades de trabalho em organizações do terceiro setor e de ação social, empresas e instituições públicas ─ que também devem ter o registro no sistema. As oportunidades são para estágio, bolsas, emprego, prestação de serviços, trainee e trabalho voluntário. Acesse o Perfil UFMG.

Saiba mais