O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2024, é regulamentado pela Portaria MEC/GM nº 611, de 27 de junho de 2024, com as diretrizes, os procedimentos e o cronograma estabelecidos pelo Edital MEC/Inep nº 124, de 20 de julho de 2024.

Como disposto na referida portaria, este ano serão avaliados os cursos de Licenciatura – Enade das Licenciaturas, instituído pela Portaria MEC/GM nº 610, de 27 de junho de 2024, considerando a área geral da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica – Cine Brasil: 01 – EDUCAÇÃO | 011 Educação | 0113 Formação de professores sem áreas específicas, 0114 Formação de professores em áreas específicas (exceto Letras) e 0115 Formação de professores de Letras.

Da mesma forma que ocorreu nas edições anteriores, o enquadramento dos cursos ocorrerá de forma automática. Os cursos que serão avaliados serão enquadrados de acordo com o seu projeto pedagógico e com o seu rótulo Cine Brasil constante no Cadastro e-MEC.

Assim, com base no Enquadramento, participam do Enade 2024 os seguintes cursos de licenciatura da UFMG: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Por se tratar de um componente curricular obrigatório, o coordenador do curso de graduação deverá inscrever todos os estudantes que atendam aos critérios de habilitação previstos nos itens 5.1.1 e 5.1.2 do Edital do Enade 2024, no sistema Enade.

Mais informações estão disponíveis na página do Enade e no Webnário “Enade das Licenciaturas”, realizado pelo Inep e disponível no Canal do Inep no YouTube.

 

De acordo com os itens 3.1 e 3.2 do Edital, o Enade das Licenciaturas será composto por dois processos avaliativos: Avaliação Teórica (AT) e Avaliação da Prática (AP) e abrangerá a aplicação dos seguintes instrumentos:

Prova teórica: instrumento de caráter obrigatório, destinado a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento (item 3.2.1 do Edital)

É composta por uma parte de Formação Geral Docente e uma de Formação Específica, elaboradas de acordo com as Matrizes de Referência dos respectivos componentes. A primeira, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 27 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos (item 3.7.1). Já a segunda terá 37 questões, sendo 1 discursiva e 36 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. Para acessar as provas e gabaritos dos anos anteriores, clique aqui.

Questionário de Avaliação da Prática (AP) do Estudante: instrumento de caráter obrigatório, destinado à avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais (item 3.2.2 do Edital).

Questionário do Estudante: instrumento de caráter obrigatório, que deve ser preenchido completamente pelos estudantes habilitados inscritos para AT e para AP, destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES (item 3.2.3 do Edital). Para acessar os questionários dos anos anteriores, clique aqui.

Questionário de AP pelo Orientador de Estágio: destinado a avaliar as contribuições do estágio para o percurso formativo do estudante, assim como as condições de acompanhamento do estágio supervisionado (item 3.2.4 do Edital). Considera-se orientador de estágio o docente da IES responsável pelo acompanhamento do estágio supervisionado obrigatório no curso de graduação do estudante, cadastrado pelo Coordenador de Curso no Sistema Enade (item 3.9.1 do Edital).

Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio: destinado a avaliar a atuação do licenciando durante a regência de classe de uma aula observada, bem como coletar informações a respeito das características e das condições de trabalho do docente, de supervisão do estágio (item 3.2.5 do Edital). Considera-se supervisor de estágio o docente da escola de educação básica em que o estudante realiza o estágio supervisionado obrigatório, atuante na área de conhecimento do curso de graduação do estudante e cadastrado pelo Coordenador de Curso no Sistema Enade (item 3.9.2 do Edital). De acordo com o item 3.9.3 do Edital, o professor supervisor atuará como avaliador externo do Inep no processo da AP.

Questionário de Percepção de Prova: destinado a coletar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade (item 3.2.6 do Edital).

Questionário do Coordenador de Curso: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, auxiliando também na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade (item 3.2.7 do Edital).

Local: Sistema Enade

Data de aplicação da prova: 24 de novembro de 2024.

Período de preenchimento do Questionário de AP do Estudante - 1º período: 16 de setembro a 03 de dezembro de 2024.

Período de preenchimento do Questionário de AP do Estudante - 2º período: 03 de fevereiro a 03 de julho de 2025.

Período de preenchimento do Questionário do Estudante (AT): 08 de setembro a 23 de novembro de 2024.

Período de preenchimento do Questionário do Estudante (AP - 1º período): 16 de setembro a 23 de novembro de 2024.

Período de preenchimento do Questionário do Estudante (AP - 2º período): 03 de fevereiro a 31 de maio de 2025.

Período de preenchimento do Questionário de AP pelo Orientador de Estágio - 1º período: 23 de setembro a 10 de dezembro de 2024.

Período de preenchimento do Questionário de AP pelo Orientador de Estágio - 2º período: 10 de fevereiro a 25 de julho de 2025.

Período de preenchimento do Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio - 1º período: 23 de setembro a 10 de dezembro de 2024.

Período de preenchimento do Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio - 2º período: 10 de fevereiro a 25 de julho de 2025.

Período de preenchimento do Questionário de Percepção de Prova: 24 de novembro de 2024.

Período de preenchimento do Questionário do Coordenador de Curso: 25 de novembro a 06 de dezembro de 2024.

O estudante que já tenha cumprido, no âmbito do estágio obrigatório, todos os períodos de regência de classe na Educação Básica antes do início das inscrições da AP será considerado não habilitado e não deverá ser inscrito na AP (item 5.4 do Edital).

O estudante que colar grau até 31 de outubro de 2024 é considerado como não habilitado a esta edição do Enade, estando automaticamente em situação regular no Exame (item 5.4 do Edital).

O estudante que estiver afastado, sem vínculo com a IES ou com matrícula trancada até 31 de agosto de 2024 é considerado como não habilitado ao Enade das Licenciaturas, estando automaticamente dispensado desta edição do Exame (item 5.8 do Edital).

Considera-se estudante habilitado ingressante aquele que tenha iniciado o respectivo curso no ano de 2024, esteja devidamente matriculado e tenha de 0 a 25% da carga horária mínima do curso integralizada até 31 de outubro de 2024 (item 5.1.1, a, do Edital).

O estudante habilitado ingressante, embora inscrito, é dispensado da participação no Enade (item 5.10 do Edital).

Considera-se estudante habilitado exclusivamente para AP, o estudante que está habilitado como concluinte e que não está habilitado à AP. Noutras palavras, o estudante:

a) que tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso e não tenha colado grau até 31 de outubro de 2024; ou,

que tenha previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025;

b) e que não esteja realizando ou que não vá iniciar a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições na AP e até o final do mês de julho de 2025.

Participação em outras edições do Enade: o estudante habilitado deverá ser inscrito na AT, independentemente de haver registro de sua participação em edições anteriores do Exame (item 5.5 do Edital).

Estudante em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado: embora seja dispensado da realização da prova, deve preencher o Questionário do Estudante, para que fique regular perante o Enade.

Requisitos para regularidade no Enade: preenchimento do Questionário do Estudante e participação na prova, atestada pela assinatura da lista de presença (item 6.2.1 do Edital). Lembramos que o candidato não pode ter sido eliminado da prova (item 17.2 do Edital).

Questionário do Estudante: instrumento de caráter obrigatório, que deve ser preenchido completamente pelos estudantes habilitados inscritos para AT e para AP, destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES (item 3.2.3 do Edital). Para acessar os questionários dos anos anteriores, clique aqui.

Prova teórica: instrumento de caráter obrigatório, destinado a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento (item 3.2.1 do Edital)

É composta por uma parte de Formação Geral Docente e uma de Formação Específica, elaboradas de acordo com as Matrizes de Referência dos respectivos componentes. A primeira, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 27 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos (item 3.7.1). Já a segunda terá 37 questões, sendo 1 discursiva e 36 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. Para acessar as provas e gabaritos dos anos anteriores, clique aqui.

Data de aplicação: 24 de novembro de 2024.

Horário de abertura dos portões: 12h (horário de Brasília/DF)

Horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília/DF)

Horário de início da prova: 13h30 (horário de Brasília/DF)

Horário de término da prova: 18h (horário de Brasília/DF)

O que levar: via original de documento oficial de identificação (ver documentos válidos no item 15 do Edital) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Considera-se estudante habilitado exclusivamente para AP, o estudante que não está habilitado como concluinte e que está habilitado à AP. Noutras palavras, o estudante:

a) que não tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso; e,

que não tenha previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025;

b) mas que esteja realizando ou que vá iniciar a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições na AP e até o final do mês de julho de 2025.

No caso de curso cujo estágio supervisionado tenha mais de um momento de realização de atividades de regência de classe, o estudante deverá ser preferencialmente inscrito para avaliação no último momento de regência planejada ou em outro período de regência determinado pelo coordenador de curso (item 3.8.1 do Edital).

O estudante deverá ser inscrito na AP uma única vez por curso, ainda que realize estágio supervisionado com atividade de regência de classe por mais de uma vez no decorrer de sua graduação (item 3.8.2 do Edital).

Requisitos para regularidade no Enade: preenchimento do Questionário do Estudante e do Questionário de AP pelo estudante (item 6.2.2 do Edital).

Questionário do Estudante: instrumento de caráter obrigatório, destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES (item 3.2.3 do Edital). Para acessar os questionários dos anos anteriores, clique aqui.

Questionário de AP do Estudante: destinado à avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais (item 3.2.2 do Edital).

A AP será realizada em momentos sucessivos, considerando a seguinte sequência: pelo estudante, pelo supervisor de estágio e pelo orientador de estágio (item 18.1 do Edital).

O estudante deverá alinhar com o supervisor de estágio a data específica para uma aula, com duração de 1(um) hora-aula, na qual realizará a regência de classe e preenche, no prazo de até 10 dias corridos antes da aula a ser avaliada, o Questionário de AP do Estudante, disponibilizado no Sistema Enade.

Após o preenchimento do Questionário de AP pelo Estudante, o Professor Supervisor deverá acessar o Sistema Enade para tomar conhecimento do Questionário de AP, assistir a aula ministrada pelo estudante, realizar a Avaliação da Prática de regência de aula e preencher o Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio, no Sistema Enade, no prazo de 10 dias corridos após a data da aula observada e avaliada.

Por fim, o Professor Orientador, após a conclusão do preenchimento do Instrumento de AP pelo Professor Supervisor, deverá preencher o Questionário de AP pelo Orientador de Estágio, no Sistema Enade.

Para mais informações, ver item 18 do Edital.

Considera-se estudante habilitado para AT e para AP, o estudante que está habilitado como concluinte e que está habilitado à AP. Noutras palavras, o estudante:

a) que tenha integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso; ou,

que tenha previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025;

b) e que esteja realizando ou que vá iniciar a regência de classe na Educação Básica durante o período das inscrições na AP e até o final do mês de julho de 2025.

Participação em outras edições do Enade: o estudante habilitado deverá ser inscrito na AT, independentemente de haver registro de sua participação em edições anteriores do Exame (item 5.5 do Edital).

Estudante em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado: embora seja dispensado da realização da prova, deve preencher o Questionário do Estudante, para que fique regular perante o Enade.

No caso de curso cujo estágio supervisionado tenha mais de um momento de realização de atividades de regência de classe, o estudante deverá ser preferencialmente inscrito para avaliação no último momento de regência planejada ou em outro período de regência determinado pelo coordenador de curso (item 3.8.1 do Edital).

O estudante deverá ser inscrito na AP uma única vez por curso, ainda que realize estágio supervisionado com atividade de regência de classe por mais de uma vez no decorrer de sua graduação (item 3.8.2 do Edital).

Requisitos para regularidade no Enade: preenchimento do Questionário do Estudante, participação na prova, atestada pela assinatura da lista de presença, e do Questionário de AP pelo Estudante (item 6.2.3 do Edital). Lembramos que o candidato não pode ter sido eliminado da prova (item 17.2 do Edital).

Questionário do Estudante: instrumento de caráter obrigatório, que deve ser preenchido completamente pelos estudantes habilitados inscritos para AT e para AP, destinado a coletar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, as quais são relevantes para a compreensão dos resultados teóricos e práticos dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação dos cursos de graduação e das IES (item 3.2.3 do Edital). Para acessar os questionários dos anos anteriores, clique aqui.

Prova teórica: instrumento de caráter obrigatório, destinado a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares nacionais do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento (item 3.2.1 do Edital)

É composta por uma parte de Formação Geral Docente e uma de Formação Específica, elaboradas de acordo com as Matrizes de Referência dos respectivos componentes. A primeira, que compreende os conteúdos transversais pedagógicos comuns a todas as áreas que serão avaliadas, terá 27 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos (item 3.7.1). Já a segunda terá 37 questões, sendo 1 discursiva e 36 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. Para acessar as provas e gabaritos dos anos anteriores, clique aqui.

Questionário de AP do Estudante: destinado à avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, e aplicado durante os estágios supervisionados obrigatórios previstos nas diretrizes curriculares nacionais (item 3.2.2 do Edital).

A AP será realizada em momentos sucessivos, considerando a seguinte sequência: pelo estudante, pelo supervisor de estágio e pelo orientador de estágio (item 18.1).

O estudante deverá alinhar com o supervisor de estágio a data específica para uma aula, com duração de 1(um) hora-aula, na qual realizará a regência de classe e preenche, no prazo de até 10 dias corridos antes da aula a ser avaliada, o Questionário de AP do Estudante, disponibilizado no Sistema Enade.

Após o preenchimento do Questionário de AP pelo Estudante, o Professor Supervisor deverá acessar o Sistema Enade para tomar conhecimento do Questionário de AP, assistir a aula ministrada pelo estudante, realizar a Avaliação da Prática de regência de aula e preencher o Instrumento de AP pelo Supervisor de Estágio, no Sistema Enade, no prazo de 10 dias corridos após a data da aula observada e avaliada.

Por fim, o Professor Orientador, após a conclusão do preenchimento do Instrumento de AP pelo Professor Supervisor, deverá preencher o Questionário de AP pelo Orientador de Estágio, no Sistema Enade.

Para mais informações, ver item 18 do Edital.

Data de aplicação: 24 de novembro de 2024.

Horário de abertura dos portões: 12h (horário de Brasília/DF)

Horário de fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília/DF)

Horário de início da prova: 13h30 (horário de Brasília/DF)

Horário de término da prova: 18h (horário de Brasília/DF)

O que levar: via original de documento oficial de identificação (ver documentos válidos no item 15 do Edital) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

De acordo com o item 11 do Edital, o Inep, nos termos da legislação, assegurará o(s) recurso(s) de acessibilidade e/ou tratamento pelo nome social para o estudante que o(s) requeira, desde que comprove a necessidade.

Condições que motivam a solicitação de Atendimento Especializado: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica (item 11.2.1 do Edital).

Tratamento pelo Nome Social: é destinado à pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente em consonância com sua identidade de gênero, nos termos do Decreto Federal nº 8.727, de 28 de abril de 2016 (item 11.5 do Edital).

Local: Sistema Enade

Período para solicitação: de 02 de setembro a  08 de setembro de 2024.

As hipóteses em que é possível solicitar a dispensa da realização da prova, seja pelo estudante seja pelo coordenador do curso, estão previstas no Anexo VI do Edital MEC/Inep nº 124, de 20 de julho de 2024.

ATENÇÃO: O estudante em intercâmbio internacional vinculado ao curso avaliado, embora seja dispensado da realização da prova, deve preencher o Questionário do Estudante, para que fique regular na AT perante o Enade.

Local: Sistema Enade

Período de solicitação de dispensa: 08 de janeiro a 07 de fevereiro de 2025.

Período de análise e deliberação das solicitações de dispensa: 08 de janeiro a 17 de fevereiro de 2025.

Período para interposição de recurso das solicitações indeferidas: 18 de fevereiro a 04 de março de 2025.

Resultado dos recursos: até 19 de março de 2025.

Enade 2024 - Fluxograma Avaliação Teórica (AT)

ENADE 2024 - Fluxograma da Avaliação da Prática (AP)

Para acessar os dois modelos de cronograma elaborados pela DAI, clique aqui e aqui.

Inscrição e retificação das inscrições dos estudantes habilitados: de 23 de julho a 31 de agosto de 2024.

Alteração do município de prova do estudante em mobilidade acadêmica ou vinculado a curso EaD: 23 de julho a 31 de agosto de 2024.

Declaração de existência de estudantes habilitados para AP - 1º período: 16 de setembro a 15 de novembro de 2025.

Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para AP - 1º período: 16 de setembro a 15 de novembro de 2024.

Cadastro de orientadores e supervisores de estágio (AP - 1º período): 16 de setembro a 15 de novembro de 2025.

Cadastro dos estudantes habilitados: 02 de setembro a 23 de novembro de 2024.

Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição: 02 a 16 de setembro de 2024.

Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social: de 02 de setembro a  08 de setembro de 2024.

Capacitação para orientadores e supervisores de estágio sobre a AP - 1º período: 16 de setembro a 29 de novembro 2024.

Preenchimento do Questionário de AP do Estudante - 1º período: 16 de setembro a 03 de dezembro de 2024.

Preenchimento do Questionário do Estudante (AT): 08 de setembro a 23 de novembro de 2024.

Preenchimento do Questionário do Estudante (AP - 1º período): 16 de setembro a 23 de novembro de 2024.

Divulgação do local de prova no Sistema Enade: de 04 a 24 de novembro de 2024.

Data de aplicação da Prova: 24 de novembro de 2024.

Registro de Presença na Prova: 28 de novembro de 2024 a 06 de janeiro de 2025.

Divulgação do Relatório de Regularidade na AT/(AP - 1º período): 07 de janeiro de 2025.

Registro de Declaração de Responsabilidade AT/(AP - 1º período): 08 de janeiro a 31 de julho de 2025.

Solicitação de dispensa: 08 de janeiro a 07 de fevereiro de 2025.

Análise e deliberação das solicitações de dispensa: 08 de janeiro a 17 de fevereiro de 2025.

Interposição de recurso das solicitações indeferidas: 18 de fevereiro a 04 de março de 2025.

Resultado dos recursos: até 19 de março de 2025.

Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para AP - 2º período: 03 de fevereiro a 04 de abril de 2025.

Cadastro de Orientadores e Supervisores de Estágio (AP - 2º período): 03 de fevereiro a 04 de abril de 2025.

Capacitação para Orientadores e Supervisores de Estágio sobre a AP - 2º período: 03 de fevereiro a 25 de julho de 2025.

Preenchimento do Questionário do Estudante (AP - 2º período): 03 de fevereiro a 31 de maio de 2025.

Preenchimento do Questionário de AP do Estudante - 2º período: 03 de fevereiro a 03 de julho de 2025.

Registro de Declaração de Responsabilidade (AP - 2º período): a partir de 08 de julho de 2025.

Divulgação do Relatório de Regularidade na AP - 2º período: 1º de agosto de 2025.

Regularização da AT por Ato do Inep: 1º de agosto de 2025.