O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2023, é regulamentado pela Portaria MEC n. 124, de 31 de janeiro de 2023, com as diretrizes, os procedimentos e o cronograma estabelecidos pelo Edital n. 37, de 25 de maio de 2023.

Como disposto na referida portaria, este ano serão avaliados os cursos vinculados às áreas de avaliação referentes ao Ano I do ciclo avaliativo previsto no artigo 40 da Portaria Normativa MEC n. 840, de 24 de agosto de 2018.

Da mesma forma que ocorreu nas duas últimas edições, o enquadramento dos cursos ocorrerá de forma automática. Os cursos que serão avaliados serão enquadrados de acordo com o seu projeto pedagógico e com o seu rótulo na Classificação Internacional Normalizada da Educação, adaptada em 2018 para os cursos de graduação e sequenciais do Brasil (Cine Brasil 2018), constante no Cadastro e-MEC.

Assim, com base no Enquadramento, participam do Enade 2023 os seguintes cursos da UFMG: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Radiologia e Zootecnia.

Por se tratar de um componente curricular obrigatório, o preenchimento do Questionário do Estudante e a realização da prova por todos os estudantes habilitados concluintes inscritos é condição necessária para conclusão do curso de graduação. Para tanto, o coordenador do curso de graduação deverá inscrever todos os estudantes que atendam aos critérios de habilitação previstos no item 5.1.1 do Edital do Enade 2023, no sistema Enade.

Mais informações estão disponíveis na página do Enade.

 

Os estudantes habilitados ingressantes, embora inscritos, são dispensados da participação no Enade, conforme previsto no item 5.7 do Edital n. 37, de 25 de maio de 2023.

Já os estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G, de acordo com o artigo 19 do Decreto n. 7.948, de 12 de março de 2013, não precisam ser inscritos no Enade.

ATENÇÃO:  o estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de matrícula, estando habilitado como concluinte, deverá ser inscrito no Enade 2023, ainda que já tenha participado de outra edição do Enade (itens 5.2 e 5.3 do Edital do Enade 2023).

Período de inscrição dos estudantes habilitados pelo coordenador do curso: de 27 de junho a 31 de julho de 2023.

Período de retificação das inscrições: de 1º de agosto a 31 de agosto de 2023.

Período para solicitação: de 1º de setembro a  08 de setembro de 2023.

Trata-se de instrumento de preenchimento obrigatório pelo estudante, “destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES." Para acessar os questionários dos anos anteriores, clique aqui

Período de preenchimento do Questionário: de 1º de setembro a  25 de novembro de 2023.

Instrumento destinado “[...] a aferir o desempenho o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.” (Item 3.1.1 do Edital n. 37, de 25 de maio de 2023)

É composta por uma parte de Formação Geral e uma de Formação Específica. A primeira, comum aos cursos de todas as áreas, terá 10 questões, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos, sendo os seus itens baseados em princípios de Direitos Humanos. Já a segunda terá 30 questões, sendo 3 discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. Para acessar as provas e gabaritos dos anos anteriores, clique aqui.

As hipóteses em que é possível solicitar a dispensa da realização da prova, seja pelo estudante seja pelo coordenador do curso estão previstas no Anexo III do Edital n. 37, de 25 de maio de 2023.

Período de solicitação de dispensa: de 04 de janeiro de 2024 a 09 de fevereiro de 2024.

Período de análise e deliberação das solicitações de dispensa: de 04 de janeiro de 2024 a 20 de fevereiro de 2024.

Período para interposição de recurso das solicitações indeferidas: de 21 de fevereiro de 2024 a 06 de março de 2024.

Resultado dos recursos: até 20 de março de 2024.