Divulgação científica e transição energética
A professora Benigna Oliveira, presidente da Comissão de Sistematização do PDI, apresentou temas transversais que já apareceram nas sugestões de órgãos da administração – diversidade, transdisciplinaridade, divulgação científica, investimento em sistemas de informação e interação com a educação básica são alguns deles – e outros que permearam mensagens enviadas por membros da comunidade, como teletrabalho, transição energética, desburocratização, acolhimento, gestão de conflitos e colaboração com outras instâncias públicas em saúde e educação.
O PDI será referência para o novo processo de recredenciamento institucional pelo Ministério da Educação, previsto para 2029. Por isso, segundo a diretora de Avaliação Institucional, professora Viviane Birchal, é fundamental o cumprimento do será estabelecido pelo documento.
O Plano deve refletir, como ressaltou Benigna Oliveira, as mudanças pelas quais a UFMG passou nos últimos anos. “A Universidade recebe estudantes de perfil diferente, tem aprovado políticas específicas para segmentos diversos de sua atuação, viu consolidar-se a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e criou a Pró-reitoria de Cultura. Ainda tem enfrentado cortes importantes em seus orçamentos e lida com as múltiplas repercussões da pandemia”, enumerou.
As sugestões devem ser encaminhadas até 4 de setembro, pelo e-mail pdi2024-2029@ufmg.br. O Plano será concluído em outubro e passará pelos conselhos superiores em novembro. Outras informações estão no site do PDI.
Fonte: Portal da UFMG