Governança, Comunicação e Sistematização da Informação estão entre os temas apresentados pela comunidade acadêmica

Sugestões devem ser apresentadas à Comissão de Sistematização do PDI até o dia quatro de setembro
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Unificação de sistemas de informação, políticas para permanência estudantil e implantação de ferramentas que facilitem a gestão de programas da Universidade Federal de Minas Gerais foram algumas das sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica durante audiência sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2029. A reunião foi realizada na manhã de hoje (primeiro de setembro), na Unidade Acadêmica.
Servidores sugeriram a unificação de sistemas que agilizassem o andamento de processos, a implantação de ferramentas que facilitem a gestão de programas da Universidade, fortalecimento do setor de Comunicação na Unidade Acadêmica e também questionaram sobre medidas ligadas à permanência de estudantes.

Apresentação de propostas

A participação da comunidade acadêmica é de extrema importância para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Esta foi a terceira, de uma série de audiências realizadas para levantamento das informações. A primeira, foi no dia 30 de agosto no Campus Pampulha. A segunda, também no dia 30 de agosto, no campus Saúde. Durante a reunião em Montes Claros, a professora Benigna Oliveira, presidente da Comissão de Sistematização do PDI, apresentou temas transversais que já apareceram nas sugestões de órgãos da administração – diversidade, transdisciplinaridade, divulgação científica, investimento em sistemas de informação e interação com a educação básica são alguns deles – e outros que permearam mensagens enviadas por membros da comunidade, como teletrabalho, transição energética, desburocratização, acolhimento, gestão de conflitos e colaboração com outras instâncias públicas em saúde e educação.
“O Plano de Desenvolvimento Institucional é o documento que traz os fundamentos, as diretrizes para o planejamento e para a gestão da Universidade. Este documento está sendo previsto para o período de 2024 a 2029. Estamos chamando de PDI do centenário porque em 2027 a UFMG completa 100 anos. É um momento de a gente avaliar essa história de 100 anos da UFMG e projetar a UFMG para o futuro”, ressaltou.

A professora Benigna Oliveira destacou que é o momento de projetar a UFMG do futuro
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O PDI será referência para o novo processo de recredenciamento institucional pelo Ministério da Educação, previsto para 2029. Por isso, segundo a diretora de Avaliação Institucional, professora Viviane Birchal, é fundamental o cumprimento do será estabelecido pelo documento.

O diretor do campus Montes Claros, professor Hélder dos Anjos Augusto, destacou a importância da reunião para a Unidade Acadêmica. “O PDI nada mais é do que um documento orientador que vai delinear todo um processo de planejamento e gestão interno da nossa Universidade, a partir destas informações, que estão sendo encaminhadas individualmente via sistema on-line e também nestes encontros que estão sendo realizados. Por isso, é importante que a comunidade acadêmica participe”, afirmou.
Membro da Comissão de Sistematização do PDI como representante da Câmara de Pós-Graduação, a professora Leidivan Frazão falou reforçou a relevância da participação de toda a comunidade acadêmica. “Hoje é um momento para discutirmos a UFMG que nós queremos, a participação do campus Montes Claros é muito importante nesta construção”.
As sugestões devem ser encaminhadas até 4 de setembro, pelo e-mail pdi2024-2029@ufmg.br. O Plano será concluído em outubro e passará pelos conselhos superiores em novembro. Outras informações estão no site do PDI.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)

Fonte: Portal de notícia do ICA