Coleção Arquivo

Arquivo: Estudos e Reflexões

Heloisa Liberalli Bellotto
2014

Esta obra permite uma visão panorâmica da arquivologia e da evolução dos estudos arquivísticos no Brasil nos últimos 30 anos por meio de uma seleção de artigos, capítulos de coletâneas e entrevistas concedidas, publicados em revistas esgotadas ou de difícil acesso, assim como conferências e pronunciamentos inéditos, produzidos por Heloísa Liberalli Bellotto.

Correntes atuais do pensamento arquivístico

Heather MacNeil; Terry Eastwood
2016

Neste livro, um selecionado grupo de arquivistas do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália – todos consagrados como teóricos, professores e pesquisadores – discute a razão de ser dos arquivos e da Arquivologia, o valor do documento de arquivo e a importância de seu acesso como registro da memória da experiência humana e como base para a transparência das ações do Estado e das empresas na contemporaneidade.

Arquivos Pessoais: Um Novo Campo Profissional - Leituras, reflexões e reconsiderações

Richard J. Cox
2017

O livro que o leitor tem em mãos mapeia os principais desafios teóricos e práticos relativos aos arquivos pessoais na sociedade contemporânea. Qual é a importância desses arquivos no nível individual, sentimental e familiar? Em que medida eles contribuem na construção e reconstrução da memória coletiva e do conhecimento histórico? Onde começam e terminam os arquivos pessoais nascidos do mundo digital, em particular,após o advento da internet? Quais instituições serão responsáveis por sua eventual preservação e como isso será possível, tendo em vista a multiplicidade e fragilidade de seus suportes? Richard J. Cox, destacado teórico da arquivologia norte-americana, busca responder a essas e outras questões, convidando a refletir sobre esse importante universo documental.

Sem consentimento - A ética na divulgação de informações pessoais em arquivos públicos

Heather MacNeil
2019

Esta obra explora as questões teóricas e práticas associadas à administração do acesso a informações pessoais de propriedade do governo em geral e a informações pessoais mantidas nos arquivos do governo especificamente. Trata do equilíbrio que os arquivistas devem atingir ao negociar o acesso a tais informações: como conciliar os interesses de pesquisa e privacidade em relação à divulgação de informações pessoais? Em situações em que os dois interesses entram em conflito, onde reside a responsabilidade profissional dos arquivistas?