DIARQ | Diretoria de Arquivos Institucionais DIARQ

Sobre a Diarq

A Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ), criada em 10 de julho de 2013, através da Portaria n° 73, do Gabinete do Reitor, tem por objetivo operacionalizar as políticas de arquivo na Universidade. Em 2008, a Administração Central da Universidade Federal de Minas Gerais deu os primeiros passos no sentido de definir a implantação de uma Política de Arquivos Institucionais, a partir de ações, como a contratação de arquivistas. Em 2012, registra-se a criação da Comissão de Estudos para Definição de Políticas de Arquivo na UFMG, assim como, no ano seguinte, é instituída a Diretoria de Arquivos Institucionais. Ainda em fase de estruturação, a DIARQ busca, através deste portal, promover sua atuação política e metodológica no âmbito dos arquivos, estimular a integração entre as unidades, agregar informação institucional e promover a transparência de suas ações.

QUEM SOMOS

Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ), criada em 10 de julho de 2013, através da Portaria n° 73, do Gabinete do Reitor, tem por objetivo operacionalizar as políticas de arquivo na Universidade. Em 2008, a Administração Central da Universidade Federal de Minas Gerais deu os primeiros passos...

CONSULTORIA ARQUIVÍSTICA

A Consultoria Arquivística tem por objetivo prestar orientação especializada às unidades administrativas e acadêmicas, objetivando, assim, melhores condições para a organização, transferência, guarda e preservação dos documentos além de torná-los rapidamente disponíveis aos usuários, seguindo os parâmetros de metodologia arquivística e da legislação vigente.

PUBLICAÇÕES TÉCNICAS

As publicações técnicas são publicações com conteúdos arquivísticas, elaboradas tanto pela equipe da Diarq como de outras fontes contribuindo para as ações nos arquivos e com os arquivos institucionais.

LISTA DE ELIMINAÇÃO

As listas de eliminação são resultados do processo criterioso de avaliação e eliminação dos documentos nas unidades da UFMG conforme a legislação arquivística vigente.