Diagnósticos arquivísticos

Um diagnóstico arquivístico é um processo de análise e avaliação sistemática dos sistemas de gestão de documentos e arquivos de uma organização. Ele visa identificar a eficácia e eficiência das práticas arquivísticas, avaliar o estado dos documentos, verificar a conformidade com normas e regulamentações, e propor melhorias. O diagnóstico arquivístico é fundamental para garantir a preservação, acessibilidade e integridade dos documentos ao longo do tempo, contribuindo para uma gestão arquivística eficiente e alinhada às necessidades da instituição.

Entre 2024 e 2025, a DIARQ realizará o diagnóstico da situação dos arquivos institucionais da UFMG. Assim que os trabalhos finalizarem, disponibilizaremos aqui.

Página do Diagnóstico – 2024

Por meio da Portaria nº 93 de 4 de outubro de 2012, a UFMG instituiu a Comissão de Estudos para a definição de políticas e implantação do Sistema de Arquivos Institucionais (SIARQ) da UFMG.

Como resultado desta comissão, foi feito um diagnóstico da situação dos arquivos da instituição, realizando o mapeamento dos arquivos não tratados das unidades acadêmicas e administrativas da UFMG.

O relatório síntese do diagnóstico encontra-se disponível no link abaixo: 

Em 1998, por meio das Portarias nº 02634 de 15 de julho e nº 02722 de 23 de julho, o Reitor Francisco César de Sá Barreto instituiu uma comissão para estabelecer a política de acervos da UFMG, composta por representantes das escolas de Belas-Artes, Arquitetura, Música e Biblioteconomia, da Faculdade de Letras, do Departamento de História da FAFICH e do Instituto de Ciências Exatas (ICEX).

Com o objetivo de concretizar a instituição da política de acervos, foi fundamental realizar uma análise da condição dos acervos da Universidade por meio do Projeto de Acervos da UFMG. Esse projeto, financiado pela FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), ocorreu entre 1998 e 2000, desdobrando-se em três subprojetos, sendo um deles focalizado no inventário dos arquivos e das coleções especiais.

O relatório desse subprojeto está disponível no link abaixo: