A importância de contar e ouvir histórias – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | A importância de contar e ouvir histórias

A importância de contar e ouvir histórias

 

Quem nunca ouviu de alguém da família uma história engraçada ou curiosa passada de geração para geração? A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos. 

 

A tradição de contar histórias

Nos tempos antigos, era comum as pessoas se reunirem ao redor do fogo para contar histórias. Até hoje, podemos encontrar nas calçadas, nas praças, na casa dos parentes e vizinhos e durante as festividades, pessoas contando e repetindo histórias, preservando velhas tradições e costumes. Em muitas culturas africanas, por exemplo, o hábito de contar e escutar histórias é uma atitude que se mantém valorizada e ensinada de pais para filhos. Cada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. 

 

 

É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros. Diz-se muito que as pessoas que desenvolvem bem a habilidade de ouvir se tornam pessoas mais capazes de lidar com as diferentes questões do cotidiano. É aprendendo com as experiências dos outros que construímos melhores experiências no futuro. 

 

Contar histórias é uma tradição também muito importante para as artes e para a educação, como uma atividade lúdica e prazerosa. Além de entreter, pode ser útil para explicar períodos históricos e para permitir o contato com culturas diferentes.

 

Universo narrativo

Em nosso dia a dia, sempre estaremos em contato com o ato narrativo, seja em casa, na escola, no trabalho ou em outros lugares. Sempre vamos, em algum momento da vida, ser ouvintes ou agentes ativos da criação de uma narrativa. 

No Espaço do Conhecimento UFMG, na exposição Demasiado Humano, você pode conhecer um pouco mais desse universo narrativo nas ações educativas que acontecem nas Cosmogonias – onde estão representadas as histórias de origem de diversas culturas do Brasil e do mundo – que nos convidam a voltar a nos sentar “em volta da fogueira do relato”. 

 

Cosmogonia Maxacali – Exposição Demasiado Humano

 

 

Como ser um bom contador de histórias

Existem alguns elementos e técnicas que contribuem para que uma história fique cada vez mais interessante. Por exemplo, é importante ler bastante a história antes de contá-la, para entender bem o conteúdo que está sendo contado e dar informações precisas para quem está ouvindo. Outra técnica importante é sempre manter “contato visual” com o ouvinte, para que ele se sinta mais próximo da história e de você também.  Abuse da expressão corporal, como expressões faciais e movimentos com o corpo e procure mudar as entonações vocais. Pense em que voz dar para as personagens, de acordo com a sua personalidade. Se ela é bravo (voz grave), se é meiga (voz aguda), ou se é mais velha ou criança, assim você vai aumentar as características e criar mais detalhes para a história. Essas são as ferramentas fundamentais que permitem que se mantenha a atenção e o interesse do ouvinte na história contada.

 

Contação de histórias no Espaço do Conhecimento UFMG

 

Para saber mais:

 

[Texto de Priscila Gabriele Martins Silva. mediadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade]

 

Toda 3ª e 5ª tem texto novo aqui no Blog do Espaço! Inscreva-se também em nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade do museu!