Como funciona uma base científica na Antártica?  – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Como funciona uma base científica na Antártica? 

Como funciona uma base científica na Antártica? 

02 de agosto de 2022

 

Ouça também no Spotify!

 

Com uma superfície de 14 milhões de quilômetros quadrados, a Antártica é o quarto maior continente do planeta. Ela se localiza no Polo Sul e, por isso, é um dos lugares mais gelados do globo. 29 países possuem bases científicas na Antártica para diversos fins. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas? Para isso, é preciso saber um pouco mais sobre a história do continente.

 

Os primeiros a ocuparem os territórios antárticos foram os ingleses, no século XIX. Em 1959, doze países assinaram o Tratado da Antártica, que estabelecia que o continente seria utilizado pacificamente para fins de exploração científica, em regime de cooperação internacional. O Brasil aderiu ao Tratado em 1975 e, em 1984, inaugurou a Estação Científica Comandante Ferraz.

 

Tratado da Antártica. Entre o Chile e a Nova Zelândia está uma parte não reivindicada. (Fonte: Discovering Antarctica UK)

 

A Antártica é um laboratório fundamental pois, a princípio, é o continente mais frio. As temperaturas podem chegar a -65ºC, sendo que o recorde é de -89ºC. O local oferece oportunidade para o estudo do gelo, da neve, dos animais selvagens, dos efeitos do frio no corpo humano, assim como estudos astronômicos especiais.

 

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, há pesquisas sendo desenvolvidas que trarão benefícios para as áreas da medicina, com a formulação de medicamentos; da agricultura, no desenvolvimento de novos pesticidas e herbicidas; e da indústria, na fabricação de produtos como anticongelantes e protetores solares. 

 

O clima na América do Sul é fortemente influenciado pela Antártica. Por isso, há pesquisas sendo feitas para investigar as mudanças climáticas e o equilíbrio do ecossistema. Segundo o Ministério da Ciência, essas pesquisas são fundamentais para prever cenários futuros de mudança climática no Brasil.

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também mantém um laboratório no continente dedicado ao estudo de microrganismos. A intenção com o projeto é identificar potenciais riscos de infecção. 

 

Uma pesquisa coordenada pela UFMG, com a participação dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Espanha, Chile e Argentina, já escaneou 70% dos sítios arqueológicos da Antártica e o material, em 3D, está disponível na internet a estudiosos de todo o mundo. Mas, este ano, a continuidade dos estudos foi cortada.

 

O estudo está ajudando a reescrever a história do continente gelado. A equipe do professor da UFMG Andrés Zarankin tenta provar que o homem chegou à Antártica muito antes das expedições de europeus no século XIX e início do século XX. 

 

Segundo o pesquisador, a UFMG tem hoje a maior coleção de objetos arqueológicos antárticos do mundo no laboratório do Departamento de Arqueologia. 

 

A pesquisa, no entanto, foi cortada do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) em 2020. Os cortes sistemáticos de bolsas como a do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) fizeram com que o investimento caísse para um décimo do que era originalmente, de acordo com o professor em entrevista para o G1.

 

Confira a matéria produzida pela TV UFMG e saiba mais!

 

 

[Texto de autoria de Ronan Resende, estudante de jornalismo e bolsista do Núcleo de Comunicação e Design]

 

Para saber mais: 

A importância das estações de pesquisa espalhadas pela Antártica

 

Após 20 anos, pesquisa da UFMG, dona da maior coleção arqueológica antártica do mundo, é cortada do Proantar