Como nascem as estrelas? – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Como nascem as estrelas?

Como nascem as estrelas?

 

As estrelas são objetos muito facilmente observados e podem ser conhecidas como os “tijolos” na construção das galáxias. Elas têm formato esférico, são brilhantes e muito quentes, devido à fusão nuclear que acontece dentro delas. Você já parou para olhar para o céu noturno e tentou imaginar como surgiram as estrelas no universo? 

 

Existe uma imensidade de nuvens de gás e poeira espalhadas pelo nosso universo. Chamadas de nebulosas, essas nuvens são formadas principalmente por gás hidrogênio e podem ser consideradas uma espécie de “berçário de estrelas”, já que nelas existe uma grande quantidade de estrelas nascendo ou jovens, como se fossem “estrelas bebês”. Uma nebulosa muito conhecida é a Nebulosa de Órion, próxima às Três Marias e visível a olho nu, se você estiver num local com pouca poluição luminosa.

 

(Foto: ESO/H. Drass et al.)

 

As nebulosas possuem regiões com concentrações diferentes de gás e poeira. Alguns fatores, como a turbulência, podem provocar a contração de uma delas. Essa contração provoca o aquecimento e a rotação desse conjunto de materiais, gerando o que geralmente é chamado, nessa fase, de protoestrela. Ao se contrair, a protoestrela aumenta sua força gravitacional e atrai mais gás e poeira.

 

Em determinado momento, a gravidade será tão alta que a temperatura e a pressão nessa protoestrela crescerá muito. Isso pode provocar várias colisões que causarão a fusão nuclear do hidrogênio em hélio. A partir desse momento, a estrela começará a sua vida adulta.

 

Na maioria das vezes, esse material que está em colapso pode acabar se dividindo e fazendo com que nasçam duas ou mais estrelas próximas, e é por isso que a maioria das estrelas são binárias. Mais de 50% das estrelas na vizinhança do Sol são sistemas múltiplos.

 

Nem todo o material envolvido no colapso se torna parte da estrela. Uma grande parte do material acaba circundando a estrela e dando origem, com o tempo, a planetas, asteroides, cometas ou até mesmo permanecendo como poeira interestelar. E é por isso que podemos dizer que os planetas são fruto do nascimento de estrelas.

 

Os cientistas acreditam que o Sistema Solar tenha surgido a partir de uma nebulosa

 

O Sol é um exemplo de estrela “solitária”, se pensarmos que ele não faz parte de um sistema estelar múltiplo. No entanto, oito planetas se formaram e fazem companhia para nossa estrela. Se você quiser conhecer outros planetas já encontrados ao redor de outras estrelas, que não o Sol, dê uma olhada em nosso outro texto do Blog sobre os exoplanetas

 

Hoje aprendemos um pouco sobre o nascimento das estrelas, mas será que elas um dia morrem? Esse será um assunto interessante para outra conversa aqui no Blog! Não perca! 

 

[Texto de autoria de Letícia Rioga, estagiária do Núcleo de Astronomia]

 

Referencias: