Conheça o ambiente presencial da exposição Sertão Mundo – Espaço do Conhecimento UFMG

acontece | Notícias | Conheça o ambiente presencial da exposição Sertão Mundo

Sertão Mundo: Espaço do Conhecimento UFMG inaugura novo ambiente presencial relacionado a exposição que homenageia Guimarães Rosa

24 de março de 2023

Recém inaugurado, no ano de 2023, o novo ambiente do quinto andar do prédio do Espaço do Conhecimento permite aos visitantes uma experiência imersiva de percorrer os diversos pontos da exposição. Ao chegar no museu, os visitantes têm acesso a uma tela para navegar pelo mapa virtual do Sertão de Guimarães Rosa e do mundo. O visitante pode, junto a fones de ouvido, explorar as diversas instalações de acordo com suas próprias escolhas.

A Sertão Mundo foi concebida para o ambiente virtual e tem como referência o Sertão, este lugar tão característico e presente na obra do escritor João Guimarães Rosa. Através de uma viagem por suas diferentes interpretações, seja na música, nos bordados, na dança, na culinária, nos brinquedos e brincadeiras, sonoridades, artes visuais e literatura, é possível apreciar escutas e vozes de muitos Brasis.

A 1ª temporada está disponível desde 1º de setembro de 2021 em  ufmg.br/espacodoconhecimento/exposicaosertaomundo/. A 2ª foi lançada em 16 de outubro, na Virada Cultural de BH, a 3ª foi um presente ao aniversário de BH e está disponível desde 11 de dezembro. Já a  4ª e última temporada chegou em 15 de janeiro de 2022 e segue em exibição por tempo indeterminado, completando a exposição.

Além do espaço virtual, também é possível visitar o quinto andar do Espaço do Conhecimento, onde imagens do céu noturno e de objetos astronômicos irão transportar o visitante para a instalação Órion.

Sertão Mundo tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e o apoio da Aliança Francesa BH, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, do Museu Casa Guimarães Rosa e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a cessão de acervo do Museu de Arte da Pampulha – MAP.

Traga sua máscara, seus fones de ouvido e faça seu próprio percurso pelo universo da Sertão Mundo!

Serviço:

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários.

Exposição: ufmg.br/espacodoconhecimento/exposicaosertaomundo/

Atividade gratuita

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.