Hégira: O início do Calendário Lunar Muçulmano – Espaço do Conhecimento UFMG
 
visite | BLOG | Hégira: O início do Calendário Lunar Muçulmano

Hégira: O início do Calendário Lunar Muçulmano

Conheça o Calendario Hegírico e o Ramadã, mês sagrado para o islamismo

 

19 de março de 2024

 

Ouça também no Spotify!

 

Desde os primórdios da humanidade, temos marcado a passagem do tempo de acordo com padrões naturais que observamos. Diversas culturas no decorrer dos séculos desenvolveram seus próprios calendários na intenção de registrar seus eventos sagrados, festividades e outros marcos importantes. Dentre todos esses, está o Calendário Hegírico, um dos maiores em número de adeptos, logo depois do Calendário Gregoriano que é o mais conhecido e usado pelos países ocidentais.

 

O Calendário Hegírico se inicia no momento que o profeta Maomé se exila da cidade de Meca, sua cidade natal, e durante 12 dias percorre o trajeto de 500 quilômetros até a cidade de Medina. Este evento é conhecido como Hégira e marca o início do calendário utilizado por aproximadamente 2 bilhões de muçulmanos ao redor do mundo.

 

Esse calendário é o que chamamos de calendário lunar, uma vez que seus meses se iniciam junto da Lua crescente. Ou seja, o ano tem duração entre 354 e 355 dias, distribuídos em 12 meses de 29 ou 30 dias. O nono mês do Calendário Hegírico é chamado de Ramadã e representa um período sagrado para os seguidores do Islã. Para eles, esse foi o mês em que Allah, através do anjo Gabriel, revelou para Maomé as primeiras partes do livro sagrado chamado de Alcorão. 

 

Por ter menos dias que o Calendário Gregoriano, os meses do Calendário Hegírico acabam por ocorrer em estações diferentes. Por exemplo, o período do Ramadã em 2023 começou no dia 22 de março. Já em 2024, começou no dia 10 de março. Por isso, aproximadamente a cada 10 anos o Ramadã ocorre em uma estação diferente. Isso faz sentido quando pensamos que é um calendário Lunar que considera somente as fases da Lua, diferente do calendário ocidental que é Lunissolar, onde o movimento da Terra ao redor do Sol também é relevante. As estações do ano são definidas pelo movimento da Terra em torno do Sol e não pelo movimento da Lua ao redor da Terra.

 

Conforme a Terra realiza o movimento de translação, a volta ao redor do Sol, a incidência dos raios solares muda nos hemisférios – provocando as estações do ano. (Créditos: UFPR).

 

No Ramadã é recomendado que todos os muçulmanos que estão em plena capacidade física, mental e financeira se aproximem de sua fé através dos pilares de sua religião, sendo considerado um momento de maior contato com a caridade e conhecido principalmente pelo jejum que ocorre entre o nascer e o pôr do Sol. Tais pilares dizem que eles devem dedicar esse período a uma purificação física e espiritual de orações e do distanciamento de conflitos.

 

Durante a partida entre Inter de Milão e Fiorentina, em 2023, o jogador italiano Luca Ranieri simula uma lesão para que seu colega de equipe, Sofyan Amrabat, possa quebrar o jejum durante o Ramadã. (Créditos: Onefootball).

 

Uma discussão voltou à tona durante o Ramadã de 2024: o tratamento das ligas europeias de futebol aos atletas seguidores do Islã. Após um período tão longo de jejum, o momento do desjejum é muito importante, principalmente para atletas de alto nível. No entanto, em 2023, a Federação Francesa de Futebol proibiu que jogos fossem paralisados por conta do desjejum. Postura bem diferente do futebol inglês que desde 2021 prevê que os jogos pausem, para que o desjejum de atletas muçulmanos possa ocorrer durante o mês sagrado.

 

Assim como os muçulmanos utilizam do período para se aproximar de sua fé, podemos aproveitar este momento para refletir sobre nossa tolerância e compreensão sobre outras culturas e suas tradições, independente da nossa fé individual. É necessário um exercício de compreensão sobre diferentes origens, valores e como tudo isso pode ser representado em uma maneira diferente de contar o tempo e sua história. 

 

[Texto de autoria de João Victor Lima Evangelista, estagiário do Núcleo de Astronomia]

 

Referências

Começa o Ramadã; entenda o mês sagrado dos muçulmanos.

Os 1,4 mil anos do exílio que marca o início do islã.

Por que o jejum do Ramadã virou polêmica no futebol europeu?