Data: 19 de julho

Hora: 16h

Local: PEDAGOGIA – Ocupação Artística Paulo Nazareth

Organizada pelo Espaço Acervo Artístico UFMG, em parceria com a Faculdade de Educação da UFMG e com a exposição Pedagogia – Ocupação Paulo Nazareth –, a roda de conversa reunirá artistas, gestores de coleções particulares e representantes de instituições culturais para discutir os desafios e as oportunidades na inserção de obras artísticas em diferentes tipos de coleções. Serão abordadas questões como curadoria, processos de aquisição, conservação das obras e a importância da contextualização histórica e cultural. Os participantes compartilharão suas experiências e perspectivas, buscando soluções colaborativas e estratégias inovadoras para fortalecer o diálogo entre criadores e colecionadores, além de promover o acesso e a apreciação da arte em diversos espaços.

Participantes:

Giulia Giovani – Professora Adjunta do Departamento de Artes Plásticas da UFMG, com doutorado em Artes – Preservação do Patrimônio Cultural pela mesma instituição. Graduada em Conservação – Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG, possui experiência na gestão de acervos museológicos e pesquisa em conservação-restauração de obras de arte modernas e contemporâneas. Foi diretora de Gestão de Acervos Museológicos na Secretaria de Cultura de Minas Gerais (2014-2015) e atualmente é Diretora do Espaço Acervo Artístico – PROCULT/UFMG.

Paulo Soares – Formado em Desenho Industrial pela UEMG, com MA. em Diseño y Dirección de Proyectos expositivos pela UFP, Barcelona e formação complementar em Gramàtiques De L’Art Contemporani pela UAB / Fundació Joan Miró, Barcelona. Atua desde 2006 no planejamento e gestão e projetos artísticos e culturais para diversos museus e galerias no Brasil. De 2013 a 2023 trabalhou para o Instituto INHOTIM atuando por último como Diretor de Acervo e Projetos Artísticos. Atualmente faz a gestão da coleção Bernardo Paz e outras coleções privadas.

Rafael Perpétuo – Pesquisador, curador, escritor e gestor cultural. Está doutorando em Artes pela UFMG. Foi coordenador do Museu de Arte da Pampulha, do Museu Mineiro e foi professor no Arena da Cultura. Como curador já trabalhou com artistas como Sebastião Miguel, José Bento, Décio Noviello entre outros.

Cássia Nunes – Artista e educadora. Nasceu na cidade de Uberaba-MG em 1984. Vive e trabalha em Goiânia-GO. Participa da idealização e produção do ROÇAdeira – Encontros Performáticos em Lugares Improváveis, da articulação do Sind-Lauper – Sindicato das Loucas Artistas Unidas da Performance e do Acocoré – Arte, Coletivos, Conexões e Redes. Integrou encontros e festivais de dança e performance, residências artísticas e exposições coletivas. Graduada em Ciências Sociais pela UFU e Mestra em Artes da Cena pela UFRJ. Professora da rede estadual de Goiás com atuação em projetos educativos desenvolvidos em museus e instituições de artes visuais.

Massuelen Cristina –  Natural de Sabará, Minas Gerais. Artista e pesquisadora, graduada em Psicologia pela Universidade FUMEC e especialista em Artes Visuais pelo Centro Interescolar de Cultura Arte Linguagens e Tecnologias (CICALT). De uma família de lavadeira, enquanto neta de Dinorá e Filha de Sueli, busca através de seus trabalhos multi artísticos ressignificar narrativas, ouvir mais do que falar e se deixar afetar e criar a partir do que observa. Artista polímata, seu trabalho passa pelas encruzilhadas da performance, pintura, audiovisual e instalação. A artista propõe em sua pesquisa curar tempo, girando em torno das etnografias do rito como tempo e espaço de desenvolvimento de símbolos, signos e das iconografias das relações corpo-território às margens do rio das velhas.

Ana Raylander Mártis dos Anjos – Nascida no ‘cafundó do mundo’, 1995. Vive e trabalha entre Belo Horizonte e São Paulo. Em sua prática procura estabelecer um diálogo entre a história coletiva e a sua própria história. Com formação em palhaçaria, bacharelado em Artes Visuais pela UFMG (Brasil) e intercâmbio em Arte e Multimédia pela ESG (Portugal), entende sua atuação como um fazer interdisciplinar. Vem recorrendo com frequência aos saberes da educação, escrita, performance e brincadeira para projetos de longa duração.

Marcel Diogo – Belo Horizonte, 1983. Graduado em Pintura, Licenciatura e mestre pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalha como artista, professor e curador independente. A partir de diferentes técnicas, como a pintura sobre suportes variados, performance, vídeo e objetos, desafia diferentes ferramentas coloniais presentes na sociedade brasileira. Atualmente representado pela Mitre galeria e Diáspora galeria.

Lucas Dupin – Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Nos últimos 15 anos, tem realizado exposições individuais e coletivas promovidas por instituições como Bienal do Mercosul, Instituto Tomie Ohtake, FUNARTE, além de já ter participado de mais de uma dezena de importantes premiações e residências artísticas no Brasil e no exterior como, por exemplo: Bolsa Pampulha, Pivô, FAAP, FUNDAJ e The Banff Centre. Ministra cursos e participa de júris de seleção de artes com frequência desde 2008, além de ser um dos curadores e coordenadores do Fórum de Fotoperformance. Publicou em 2022 seu primeiro livro monográfico reunindo uma seleção de obras e textos inéditos escritos pelos curadores Cauê Alves e Élise Girardot. Vive e trabalha em Belo Horizonte e São Paulo.

Paulo Nazareth – Paulo Sergio da Silva, conhecido como Paulo Nazareth, nasceu em Nak Borun, no Vale do Watu, em Minas Gerais. Artesão, coletor de feitiços e aprendiz de reza brava, foi aluno do Mestre Orlando (artista afro-baiano carranqueiro e mascareiro radicado em Minas). Sua obra é, muitas vezes, resultado de gestos precisos e simples, que trazem ramificações mais amplas, sensibilizando para questões ligadas à imigração, ao racismo e ao colonialismo. O trabalho do artista foi incluído em exposições coletivas, como na 56ª Bienal de Veneza (Veneza, 2015), na 22nd Sydney Biennial (Sydney, 2020), na 34ª Bienal de São Paulo (São Paulo, 2021), no Museu Nacional da República (Brasília, 2023), para citar apenas alguns. Teve exposições individuais no Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, 2018), no Pivô (São Paulo, 2022), no The Power Plant (Toronto, 2022), na FAE – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, 2023-2024) –, e em Inhotim (Brumadinho, 2024-2025).

Duração: 2h
PEDAGOGIA – Ocupação Artística Paulo Nazareth – Espaço Arteducação FAE/UFMG