Data: 11 de março

Hora: 12h

Local: No YouTube

As Mulheres do Jequitinhonha são um grupo de artesãs, bordadeiras e tecelãs, que guardam uma profunda conexão com a terra.  A forma integrada e harmônica de se viver em conexão com a terra são saberes passados de geração em geração, que aos poucos vem se perdendo. Mas esse grupo vem se tornado guardião desses saberes, tão essenciais nos dias atuais. Neste vídeo, elas apresentam as cantigas, que entoam a todo momento, cantando a terra, a seca, a chuva, os animais, os desafios e a poesia de se viver no sertão de Minas.

A apresentação preserva uma importante herança cultural do Vale do Jequitinhonha: as rodas de verso. Jogar verso, como se diz no Vale, é uma prática local comum. Nas festas, nas celebrações de colheita ou nos encontros das comunidades, as pessoas se juntam para cantar um refrão, que é, na verdade, um entremeado de versos. Os versos são jogados individualmente e podem ser cantados de improviso ou fazer parte de um repertório. Compostos por quadrinhos de quatro versos, com sete sílabas cada um, a rima acontece na sílaba tônica das últimas palavras do segundo e do quarto verso.

Mulheres do Jequitinhonha – projeto sócio-cultural concebido pela AJENAI, reúne três grupos de artesãs: as Bordadeiras do Curtume, as tecelãs de Tocoiós e as mulheres da Ponte. Tendo como objetivo fortalecer as mulheres para que se tornem protagonistas da própria história, o projeto atua na valorização da cultura e da identidade coletiva e individual. Atualmente, cerca de 60 integrantes compõem o grupo.

Duração: 25 min
Transmissão pelo youtube.com/culturaufmg

Ficha Técnica

Coordenação: Viviane Fortes
Roteiro: Viviane Fortes e Mariana Berutto
Edição: Mariana Berutto
Captação de Imagens: Kennedy Leite, Jaquielly Gomes, Aremita Reis e as próprias mulheres
Produção: Viviane Fortes, Elisângela Pedroso, Aremita Reis e Kennedy Leite