Em 2007, a Universidade Federal de Minas Gerais decidiu oferecer a Belo Horizonte uma alternativa cultural para as férias de verão, especificamente no período do carnaval. Tratava-se do Festival de Verão da UFMG, lançado em caráter experimental e composto por oficinas, palestras e debates interdisciplinares. Verificou-se que existia espaço para a realização desse tipo de evento na cidade, uma vez que a população que permanecia em BH, durante os festejos de carnaval, ansiava por uma programação cultural de qualidade. Desde então, o Festival tem sido realizado todos os anos, pela DAC, tornando-se um evento permanente do calendário cultural da UFMG.

A partir de sua nona edição, em 2015, o Festival de Verão da UFMG passou a ser realizado no período pré-carnavalesco, conservando sua característica festiva, uma vez que o carnaval de Belo Horizonte já havia renascido nos bloquinhos de rua e tomado conta de toda a cidade.

O Festival de Verão da UFMG oferece sempre uma programação diversificada, que conta com oficinas, palestras, exposições e eventos artísticos. A ideia é que os participantes possam vivenciar o evento e produzir conhecimento a partir de suas experiências.

Veja um pouco mais dessa história no artigo “Longa vida ao Festival”, do Professor Maurício Campomori, idealizador do evento e coordenador geral no período de 2007 a 2011. O artigo foi publicado em edição especial do Boletim UFMG.