Data: 08 de março

Hora: 10h3

Local: No YouTube

Aberta a toda a comunidade acadêmica, a live irá explicar sobre o projeto de Mapeamento Cultural da universidade e apresentar a proposta do Ciclo de Fóruns: uma série de debates que vai estimular, ampliar e potencializar as reflexões para a formulação futura do Plano de Cultura da UFMG.

Convidados:

Ana Flávia Machado – professora do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e pesquisadora do CNPq no tema Economia da Cultura. Membro eleita do Comitê Executivo da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI). Seus trabalhos versam sobre consumo de cultura, formação de público, valoração de bens públicos culturais, economia criativa, economia de museus e mercado de trabalho do artista.

Fernando Mencarelli diretor de Ação Cultural da UFMG. Professor titular da UFMG e pesquisador CNPq. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura. Visiting Research Scholar no Graduate Center da City University of New York/CUNY. Pós-Doutoramento em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Coordenador do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (2018). Membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (2014-2016). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (2006-2008).

Mônica Ribeiroatriz, dançarina, preparadora corporal e diretora, Mônica Ribeiro é professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes e diretora adjunta de Ação Cultural e da UFMG. Fez graduação e mestrado em Letras, doutorado em Artes e especialização em Neurociências e Comportamento, sempre na UFMG. É também especialista em Neuropsicologia pela Fumec. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace), participa como pesquisadora e colíder do Grupo de pesquisa (CNPq) Cria: Artes e Transdisciplinaridade e é coordenadora do Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena (Lecac) e do Programa de Pós-graduação em Artes.

Thobila Gabriela de Lima Costa Sousa – formada em Administração, graduanda em Filosofia pela UFMG e especialista em Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado pelo Senac Minas. Possui experiência na gerência administrativa de festivais, exposições e projetos culturais. Atualmente, é coordenadora de Políticas Culturais na Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Duração: 1h30
Transmissão pelo youtube.com/culturaufmg

Aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. Essa atividade oferece certificado.