Data: 10 de março

Hora: 12h

Local: No YouTube

O grupo apresenta seis vídeos com coreografias desenvolvidas de forma remota pelos participantes ao longo do ano de 2020. As apresentações virtuais demonstram a diversidade cultural do Brasil, com traduções artísticas das danças brasileiras, resultado das ações do projeto “Dançando em casa com os Sarandeiros”.

Sarandeiros – em 2020, o grupo de dança folclórica completou 40 anos de história como projeto de extensão na escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. A pesquisa dos processos de criação artística em dança inspirada nas tradições e na memória coletiva das festas e folguedos brasileiros se iniciou em 1980. Em 1997, o pesquisador, professor e doutor em Artes Gustavo Côrtes assumiu o grupo na UFMG e realizou inúmeros trabalhos artísticos e acadêmicos, com destaque para 16 turnês internacionais representando a UFMG e o Brasil em festivais de dança e folclore.

A direção artística é conduzida pelo professor, coreógrafo, artista e mestre em Educação: Petrônio Alves. Os ensaios conduzidos de forma híbrida, online e presencial com pequenos grupos, são coordenados pelos dançarinos e dançarinas: Marcos Liparini, Luiza Rallo, Mariana Gomes e Diego Marcossi, todos ex-alunos bolsistas de extensão da UFMG Além dos membros da direção, fazem parte do grupo 10 bolsistas de extensão e 60 integrantes artistas externos voluntários, ex-alunos e profissionais das mais diversas áreas.

Duração: 30min
Transmissão pelo youtube.com/culturaufmg