A oficina pretende trabalhar princípios da comunicação popular e as relações entre arte, tecnologia, comunicação e o saber. Partindo das pesquisas e experiências realizadas no Mandando a Real e de experiências de comunicação popular, produziremos uma ação comunicativa dialogando com a temática do festival, com artistas e comunicadores populares. O objetivo é incentivar a apropriação das tecnologias da comunicação popular.

Tópicos a serem abordados:
– Reflexão sobre mídias e direitos humanos;
– Direito à comunicação e cultura;
– A experiência da Rabiola e outras práticas de comunicação popular;
– Técnicas e ferramentas de produção de comunicação digital e analógica;
– Desenvolvimento de ação de comunicação com artistas populares relacionada ao direito à cultura.

Essa atividade está sendo ofertada em parceria com o Circuito Municipal de Cultura e oferece certificado.

Professores:
Ana Tereza Melo Brandão – produtora executiva, radialista e mestre em Educação. Atua nas áreas de produção audiovisual e educação midiática. Foi diretora da Oi Kabum BH!, e diretora de produção e programação da Rede Minas. Participou de dezenas projetos de produção comunitária e em rede, dentre eles o Rede Jovem de Cidadania, Mulhere-se, Juventude de Atitude, Rede Parabolinóica. Dedica-se aos estudos da produção audiovisual popular e a relação com o saber.

Camila Amy – artista visualpela Escola de Belas Artes da UFMG, técnica em Artes Visuais e produção cultural pela Oi Kabum!BH. Co-fundou a Casa Escola Rabiola, onde introduziu metodologias próprias, desenvolvidas em pesquisas dentro da universidade. Faz parte dos artistas-educadores brasileiros pesquisadores do grupo internacional Young Idea e também do grupo de pesquisa de infâncias, arte e educação, Casa Aberta Mesa Posta da UFMG. Comunicadora popular na central de conteúdos da Rabiola “Mandando a Real”.

Ramayan Sol – músico, artesão, brincador, educador e observador da Cultura Popular e Cultura da Infância. Formou-se em Música e Patrimônio Cultural pela  Escola Livre de Artes, e graduou-se em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Unicesumar. É co-fundador do grupo musical e de pesquisa em ritmos brasileiros Batuque do Mato, co-fundador da Casa Escola Rabiola, membro do grupo Boi Livre, que traz a cultura do Boi Bumbá, produtor artístico cultural e brincador pelo Instituto O Pequeno Pajé, além de ser artista independente. Comunicador popular na central de conteúdos da Rabiola “Mandando a Real”.

Público-alvo: interessados em comunicação popular
Período: 4, 5 e 9 de março, das 18 às 22h | 6 de março, das 14h30 às 17h30
Classificação etária: a partir de 16 anos