No próximo dia 30 de outubro acontecerá o encontro formativo “(Des)encontros com a Inteligência Artificial”. O evento será presencial e acontecerá nos Auditórios 1 e 2 da Faculdade de Ciências Econômicas, no Campus Pampulha. As inscrições para participar serão via formulário eletrônico até 27 de outubro. A mesa redonda é aberta ao público em geral e as oficinas e minicurso são atividades com vagas limitadas (50 para oficinas e 70 para o minicurso) e preferenciais para docentes da UFMG. Serão emitidos certificados para cada uma das atividades desde que o participante assine a lista de presença que será disponibilizada em cada momento do evento.
“Esse encontro constitui uma oportunidade formativa para professores e futuros professores universitários construírem reflexões conjuntas e fazerem apropriações adequadas de estratégias pedagógicas para o ensino superior com uso da Inteligência Artificial” pontua Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação da UFMG. “Trata-se de uma questão emergente e necessária para o desenvolvimento do ensino de forma contextualizada, crítica e colaborativa entre os professores da instituição”, complementa.
Promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (Giz/Prograd), o evento tem como objetivo contribuir com os debates realizados pela comunidade acadêmica da UFMG sobre as implicações éticas, educacionais, políticas, sociais e do uso de IA na dimensão do ensino nas universidades públicas brasileiras. Esse encontro também é uma ação preparatória para o VIII Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (VIII CIM) que será realizado em dezembro de 2026 na UFMG.
“O encontro, que compõe o pré-Congresso do VIII CIM, reafirma o compromisso do Giz com uma formação crítica e ética para o uso da inteligência artificial no ensino superior, em sintonia com as discussões da Comissão Permanente de IA da UFMG“, explica Bréscia Nonato, diretora do Giz.
A realização do encontro é proposto pelo contexto do uso massificado de inteligência artificial, que tem imposto a necessidade de reflexões acerca de seus efeitos em termos culturais, educacionais, políticos e socioeconômicos. Diante disso, a UFMG tem mobilizado esforços sistemáticos, desde 2023, para compreender os impactos da IA em instituições de ensino e pesquisa que culminaram na constituição da Comissão Permanente sobre o tema, na publicização de recomendações para o uso ético e responsável de IA em atividades acadêmicas e na proposta de desenvolvimento de uma política institucional.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas via e-mail: giz@prograd.ufmg.br ou pelo telefone: (31) 3409-6451.