O Percurso Discente Universitário (PDU) é uma ação focada no desenvolvimento de habilidades e letramento científico, incentivando a construção da autonomia dos estudantes dentro do meio acadêmico, por meio de diversas oficinas, como: oficinas introdutórias de escrita acadêmica, mapas conceituais, redes de aprendizagem, cuidados com a voz, planejamento de jogos digitais em contexto educativo e produção de vídeos. Diante disso, a abertura e o encerramento do PDU são presenciais. Durante o PerCurso, cada aluno, além de atividades comuns, também cursa uma oficina a distância. Por fim, ao final do PerCurso, o aluno apresenta uma proposta de trabalho a partir do seu aprendizado e compartilha no seminário de encerramento.

O PDU foi criado em 2013 objetivando oferecer ferramentas que permitissem ao discente de graduação trabalhar sua autonomia e independência durante seu percurso universitário.

O PerCurso Discente visa identificar, promover e aprimorar as habilidades necessárias ao estudante de graduação no desenvolvimento da sua autonomia na vida acadêmica, incentivando a vivência e convivência universitária, possibilitando a reflexão sobre sua trajetória profissional. Embora voltado para alunos dos períodos iniciais, o PDU cumpre também o objetivo de oferecer um espaço de produção discente para alunos de cursos, períodos, áreas, turnos e campi distintos, portanto tem caráter interdisciplinar e eminentemente prático.

Estudantes de graduação da UFMG.

No Content

Paulo Mariano Eulálio Campos
Patrícia Carla O. Silva
Zulmira Medeiros Roque

As inscrições e informações são divulgadas nas redes sociais e site do GIZ entre os meses de julho e agosto.

E-mail: giz@prograd.ufmg.br