Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior

Apresentação Labdocências

o-que-e

identidade-lab-docencia

O Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior, LabDocências, é um espaço institucional e um conjunto de ações orgânicas de natureza científica que articula ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar. Vincula-se ao Giz – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais – PROGRAD/UFMG.

objetivos

O LabDocências tem por objetivo oferecer apoio acadêmico para o desenvolvimento político-pedagógico de processos que compreendam a concepção, o planejamento, a implementação, a avaliação e a reformulação de percursos formativos docentes e discentes, com vistas a ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e a colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais socialmente referenciadas no âmbito da universidade.

Estrutura/Organização

Este é o primeiro ano de funcionamento do LabDocências que contará com atividades descritas a seguir:

12º Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior

Formação com carga horária de 60 horas, ofertada desde 2010, é composta pela participação em um conjunto de ações que integram um ciclo formativo (Encontro Temático, Oficina, e Grupo de Colaboração), prevê, ainda, a produção e o compartilhamento de saberes a serem socializados em diferentes formatos (artigos, planos de intervenção, recursos educacionais, projetos de ensino, entre outros).

Encontros Temáticos Tempos Digitais

Momentos destinados ao debate de temas contemporâneos que circunscrevem o fazer docente no âmbito da educação superior. Esses encontros têm duração de 2 horas e podem ser realizados em diferentes formatos e plataformas: mesa-redonda, palestra, painel integrado, debate mediado, live. Em 2021, serão abordados os temas “Plataformização da educação” e “Os sentidos da inovação na universidade pública”.

Oficinas

Formação teórico-prática que possibilita a apresentação e o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem, recursos tecnológicos e educacionais adotados na mediação pedagógica, nos diversos contextos da atuação docente e em diferentes áreas de conhecimento. As oficinas são assíncronas, têm entre 15 e 20 horas de duração e procuram estimular a interação entre os participantes para que possam colaborar uns com os outros e compartilhar saberes entre si. Neste ano, ofertaremos as seguintes oficinas:

• Moodle
  • Avaliação e aprendizagem significativa
  • Mapas conceituais
  • Produção de recursos educacionais
  • Elementos da aprendizagem de estudantes universitários: contribuições das neurociências

Grupos de colaboração

Encontros entre docentes e discentes que potencializem práticas investigativas sobre o ensino nas diversas áreas do conhecimento a partir de interesses em temáticas pedagógicas específicas. Os GCs têm 6 horas de duração com momentos síncronos e atividades assíncronas com a finalidade de aprofundar a compreensão de uma temática específica. Neste ano, será abordado o tema “Avaliação e formação acadêmica-profissional: a serviço de quê e de quem?”.

como-participar

Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior

Destinados a docentes e estudantes de pós-graduação da UFMG. Os estudantes que atuam em projetos/atividades de ensino vinculados a um programa de pós-graduação da UFMG têm preferência para se matricularem.  A participação do estudante em atividades docentes deve ser comprovada por meio de declaração emitida pelo colegiado ou pelo(a) orientador(a). São oferecidas 50 vagas, sendo 25 vagas para docentes e 25 vagas para pós-graduandos. Serão reservadas vagas para os inscritos no PFDES em todas as ações do LabDocências.

Atividades isoladas

Os docentes e discentes que optarem por participações isoladas poderão se inscrever em até duas das atividades a seguir:

Encontros Temáticos Tempos Digitais: são abertos à comunidade. Quem quiser receber certificado, deve fazer inscrição prévia e assinar lista de presença a ser disponibilizada no dia do evento.

Oficinas: serão ofertadas 100 vagas, sendo 50 vagas para docentes e 50 vagas para pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos).

Grupos de colaboração: contam com um total de 20 vagas, sendo 10 vagas para docentes e 10 vagas para pós-graduandos (doutorandos ou mestrandos).

Cronograma anual das atividades do LabDocências.

Clique AQUI para visualizar a programação anual do laboratório.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas de 20 a 30 de maio de 2021 por meio de formulário a ser disponibilizado neste site.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

coordenacao