Por meio do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências), fomentado a partir de 2019, a partir da experiência com os Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES), ação desenvolvida pelo GIZ desde 2010, tem-se por objetivo oferecer apoio acadêmico para o desenvolvimento político-pedagógico de processos que compreendam a concepção, o planejamento, a implementação, a avaliação e a reformulação de percursos formativos docentes e discentes, com vistas a ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e a colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências educacionais no âmbito da universidade. Com essa finalidade, o Laboratório busca promover uma práxis pedagógica institucional, mediante ações formativas e assessoria pedagógica universitária, que abrange as seguintes temáticas: planejamento educacional, metodologias e projetos de ensino-aprendizagem (setoriais e intersetoriais), educação e tecnologia, avaliação, acessibilidade e inclusão. Trata-se de um laboratório que visa potencializar a ação docente por meio de “bons encontros”, favorecendo a experimentação didático-metodológica, discussões teórico-analíticas e o compartilhamento de saberes relacionados aos processos de ensino-aprendizagem na criação e promoção de experiências educativas contextualizadas e socialmente referenciadas.

O LabDocências é um espaço institucional e um conjunto de ações orgânicas de natureza científica que articula ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar. Vincula-se ao Giz – Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais – PROGRAD/UFMG.

O LabDocências tem por objetivo oferecer apoio acadêmico para o desenvolvimento político-pedagógico de processos que compreendam a concepção, o planejamento, a implementação, a avaliação e a reformulação de percursos formativos docentes e discentes, com vistas a ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e a colaborar para a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências, conhecimentos e saberes educacionais socialmente referenciadas no âmbito da universidade.

Docentes da UFMG.

Anualmente, o LabDocências oferece as atividades a seguir.

Plano Formativo Contextualizado na Prática Docente

Encontro presencial ou síncrono entre docentes, pós-graduandos e equipe Giz com vistas a analisar os processos de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva investigativa da pesquisa sobre o ensino. Neste momento, os participantes estabelecem as escolhas das atividades ofertadas pelo LabDocências mediante as inquietações, problemas, necessidades ou desafios apresentados no contexto da prática educativa. Com isso, o participante terá um acompanhamento personalizado da equipe Giz. O encontro tem duração de 1 hora e 30 minutos e destina-se a interessados em participar de atividades isoladas.

Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior

Formação com carga horária de até 60 horas, ofertada desde 2010, é composta pela participação em um conjunto de ações que integram um ciclo formativo. Esse ciclo é organizado a partir de um Plano de Formação Contextualizado na Prática Docente.

Encontros Temáticos

Momento destinado ao debate de temas contemporâneos que circunscrevem o fazer docente no âmbito da educação superior.

Minicursos

Formação de caráter teórico-analítico para introdução e/ou aprofundamento da discussão de temáticas que envolvem demandas contemporâneas para a docência do ensino superior em seus diferentes campos do conhecimento. Carga horária prevista é de 15 a 20 horas com atividades assíncronas e síncronas/presenciais. Anualmente são ofertados até 8 minicursos e/ou oficinas.

Oficinas

Formação teórico-prática que possibilita a apresentação e o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem, recursos tecnológicos e educacionais adotados na mediação pedagógica, nos diversos contextos da atuação docente e em diferentes áreas de conhecimento. As oficinas são assíncronas, têm entre 15 e 20 horas de duração e procuram estimular a interação entre os participantes para que possam colaborar uns com os outros e compartilhar saberes entre si.

Grupo de colaboração

Encontros entre docentes e discentes que potencializem práticas investigativas sobre o ensino nas diversas áreas do conhecimento a partir de interesses em temáticas pedagógicas específicas. O GC têm 10 horas de duração com momentos síncronos/presenciais e atividades assíncronas com a finalidade de aprofundar a compreensão de uma temática específica.

Formação em projetos de ensino-aprendizagem

Destinada a coordenadores/as de projetos de ensino-aprendizagem, é uma formação desenvolvida em parceria com a Diretoria de Mobilidade, Estágio e Bolsas no âmbito da Política para Projetos de Ensino na Graduação.  Trata-se de uma ação que busca ampliar a base conceitual, procedimental e técnica do corpo docente e administrativo da instituição sobre projetos de ensino. Tem como objetivo desenvolver noções teóricas e práticas sobre planejamento e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem em uma carga horária de 60 horas.

Kênia Aulízia Herédia
Marcos Vinícius Tarquinio
Rafaela Esteves Godinho Leal

As inscrições e informações são divulgadas no site e redes sociais do GIZ.

E-mail: giz@prograd.ufmg.br