A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da PROGRAD é um espaço de formação pedagógica da comunidade acadêmica da UFMG. Conhecida como GIZ, a diretoria é constituída por uma equipe multidisciplinar de estudantes da graduação e da pós-graduação, técnicos em assuntos educacionais, pedagogos e docentes.

A equipe GIZ atua no desenvolvimento e na execução de ações diversas voltadas à comunidade universitária interna e, em momentos específicos, à comunidade externa.

Ações estruturantes

Constituem-se nos núcleos de organização das atividades realizadas no âmbito da diretoria: Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências); Percurso Discente Universitário (PDU); Revista Docência no Ensino Superior (RDES); Assessorias Pedagógicas; Programa Inovação e Metodologias de Ensino (PIME).

Ações integrativas

São eventos semestrais ou anuais que visam ampliar a conexão entre os docentes dos cursos de graduação da universidade: Encontro com Professores Ingressantes; Integração Docente; Docência – sucessos do ofício.

Ações em rede

São atividades realizadas em conjunto com outros setores da própria universidade e/ou outras instituições: Repositório de Recursos Educacionais; Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM).

Desenvolver, de forma inovadora, colaborativa e contextualizada, uma rede de práticas educativas, flexíveis e personalizadas de diferentes áreas do conhecimento, promovendo a formação de sujeitos autônomos.

Ser reconhecido como referência nacional e internacional no desenvolvimento de processos formativos para o ensino superior, tendo em vista práticas educacionais flexíveis e personalizadas de diferentes áreas do conhecimento.

  • Inovação
  • Colaboração
  • Flexibilidade
  • Contextualização
  • Compartilhamento
  • Valorização de pessoas
  • Desenvolvimento autônomo

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino foi criada em 2008 a partir do Programa REUNI com o objetivo de aprimorar as práticas de ensino na graduação. Como diretoria da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, foi gradualmente assumindo as demandas pedagógicas específicas dos demais cursos de graduação, buscando articular processos formativos com docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, Técnicos Administrativos em Educação em prol de uma rede de práticas educativas envolvendo diferentes sujeitos e áreas do conhecimento. Compreende-se que os saberes pedagógicos nas diferentes áreas do conhecimento podem ser insuficientes ou estar ausentes na pós-graduação. Assim, no trabalho busca-se a contextualização dos saberes pedagógicos nas diferentes áreas do conhecimento. No GIZ, permite-se criar e exercitar uma competência técnica-pedagógica que, por muitas vezes, os professores podem não ter desenvolvido durante a sua trajetória formativa.

DOCENTES

Bréscia França Nonato (Diretora)
Patricia Nascimento Silva (Colaboradora)

SECRETÁRIA EXECUTIVA
Sônia Mônica da Silva

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
Isabela Cristina Passos e Possas
Kênia Aulízia Herédia
Marcos Vinícius Tarquínio
Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva
Paulo Mariano Eulálio Campos
Rafaela Esteves Godinho Leal
Zulmira Medeiros Roque