O Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (PIME) é desenvolvido pelo GIZ- Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG e consiste no trabalho de formação dos bolsistas de graduação envolvidos em atividades acadêmicas no contexto de ações institucionais voltadas para docência do ensino superior.

A criação deste Programa, a partir de janeiro de 2020, foi fruto do processo de avaliação dos Programas de Bolsas da PROGRAD entre julho de 2018 e dezembro de 2019. Neste contexto, identificamos que as cotas de bolsas direcionadas para o GIZ eram provenientes do Programa de Monitoria e eram computadas no universo de bolsas destinadas à comunidade acadêmica de uma maneira geral.

Dada a natureza da atividade acadêmica no GIZ e o lugar institucional desta diretoria, considerou-se que a criação de um Programa próprio era condizente para respaldar a distribuição de uma cota de bolsas exclusiva para esse espaço, deixando assim de ser um projeto dentro do Programa de Monitoria de Graduação para se consolidar como um Programa de Inovação e Metodologias de Ensino.

Esse Programa é regulamentado pela Diretoria de Mobilidade, Estágios e Bolsas da PROGRAD/UFMG que tem sob sua competência a gestão e acompanhamento dos programas de bolsas de ensino na Universidade.

O orientador do bolsista é(são) o(s) técnico(s) administrativos em educação coordenador(s) da ação em que ele esteja envolvido ou docentes diretamente vinculados ao GIZ e com participação periódica nas ações estruturantes. O plano de trabalho do bolsista na ação à qual está vinculado será elaborado pelo orientador, em conjunto com toda a equipe. A orientação dos bolsistas é realizada nos encontros formativos da equipe e em encontros individuais, sempre que necessário.

As bolsas de ensino são formas de incentivo ao desenvolvimento do ensino por meio da inserção de estudantes de graduação e de pós-graduação nas diversas atividades acadêmicas curriculares dos cursos de graduação. Dada essa natureza, as bolsas de ensino de um modo geral buscam promover a iniciação à docência para os/as estudantes que a recebem.

A participação de bolsistas de ensino no contexto do GIZ é vigente desde sua criação em 2008 e tem sua base metodológica inspirada no conceito de equipe didática, que buscava ampliar a dimensão coletiva da docência universitária, por meio de reorganização das relações entre docentes, bolsistas de graduação e pós-graduação em prol de uma atuação mais integrada no desenvolvimento do ensino na universidade.

Desde então, independente da origem do fomento das bolsas que subsidiavam a presença dos bolsistas, a equipe do GIZ tem se constituído com a presença de bolsistas de graduação e pós-graduação. Tem-se realizado um processo formativo indissociável da organização do trabalho desenvolvido, cuja finalidade é o desenvolvimento de uma rede de práticas educativas contextualizadas nas diferentes áreas do conhecimento, comprometida com a melhoria do ensino de graduação.

Nesse contexto, os bolsistas de graduação e pós-graduação  e sob a orientação de um ou mais servidor compõem uma equipe multidisciplinar que atua coletivamente no planejamento e desenvolvimento de atividades de natureza acadêmica voltadas para processos formativos direcionados à docência na universidade, em ações como: prestando assessorias pedagógicas, desenvolvendo percursos formativos, desenvolvendo a sistematização da Revista Docência do Ensino Superior e do Congresso de Inovação e Metodologias.

Busca-se nesta interação o desenvolvimento coletivo e individual dos bolsistas de maneira a ampliar a reflexão deles sobre a implicação destes trabalhos para a própria universidade, assim como para a trajetória individual e coletiva dos estudantes envolvidos nestas ações.

Além desse princípio que rege as equipes de trabalho, também é incentivado a todos os bolsistas a migração a cada período para outras ações de maneira a ampliar o repertório de habilidades considerando as especificidades das diferentes ações desenvolvidas no GIZ.

Esse é um processo formativo contínuo que se dá no cotidiano de cada equipe e resulta em um percurso muito proveitoso para os bolsistas em relação a compreensão do ensino na universidade e, consequentemente, para suas formas de ser estudante e sua relação com a docência em seus cursos de origem.

Além desse processo, também é desenvolvido com os bolsistas uma ação sistemática de formação por meio de um percurso ofertado de maneira transversal às atuações. Nele busca-se levar os estudantes a refletir e se apropriar de aspectos relacionados às práticas educativas da universidade, considerando o espaço do GIZ como uma Diretoria da Pró-Reitoria de graduação voltado para impulsionar a inovação e metodologias no ensino.

Esse percurso é ofertado por meio de mediação virtual e presencial e neles são abordados conteúdos, como: história, finalidade e organização do Giz; condições e regulamentações das bolsas e dos bolsistas; Ensino Superior no Brasil e inovação no ensino; processos de ensino-aprendizagem e elementos inerentes aos mesmos no Ensino Superior; pesquisa em ensino e suas especificidades; EaD e Tutoria; mídias e seus aspectos técnicos; produções e compartilhamentos de saberes. Esse percurso é realizado a partir da mediação de um tutor (TAE) do GIZ e por meio dele, o bolsista realiza sua inserção e acompanhamento no GIZ construindo um portfólio a ser apresentado no momento de iniciação.

Produzir conhecimentos, práticas e saberes pedagógicos na docência do ensino superior com discentes da graduação e pós-graduação provenientes das diferentes áreas do conhecimentos a fim de propor ações formativas para ensino de graduação.

Favorecer aos estudantes uma experiência acadêmica interdisciplinar articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Propiciar a integração do ensino como pesquisa e da pesquisa sobre o ensino na formação dos estudantes

Promover junto aos estudantes uma postura investigativa acerca dos conhecimentos, práticas e saberes pedagógicos necessários à educação superior

Atuar no desenvolvimento de mediações pedagógicas nas ações formativas ofertadas pelo GIZ,  a partir de uma perspectiva acolhedora e colaborativa.

Contribuir para a permanência satisfatória e saudável dos estudantes de graduação e pós graduação, fortalecendo seu vínculo com a instituição.