Data: 28 e 29 de março de 2016.
Local: Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG

Medir a eficácia institucional, acadêmica e social das universidades brasileiras é um dos caminhos para se garantir a melhoria da qualidade de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de educação superior. Com a UFMG não é diferente. Há vários anos, a instituição passa por processos avaliativos que buscam sistematizar seus entraves e potencialidades, elencando aquilo que é preciso melhorar e indicando direções.

Compreender melhor como tais processos se desenvolvem foi um dos objetivos do terceiro Colóquio sobre a Educação Superior realizado nos dias 28 e 29 de março de 2016 na Faculdade de Educação da UFMG. O evento reuniu pesquisadores da área de Educação Superior, docentes e gestores em mesas-redondas que abordaram a expansão, regulação e avaliação da Educação Superior.

Foram ouvidas experiências mais amplas, que versaram sobre a avaliação e flexibilização na Educação Superior após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96),  bem como experiências mais específicas, como os procedimentos avaliativos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Instituído pela Lei 10 861/2004, o Sistema é pré-requisito para abertura de processos de credenciamento e recredenciamento das instituições e autorização e renovação de cursos e habilitações, além de subsidiar a formulação de diretrizes para as políticas públicas de Educação Superior. Houve espaço ainda para debate sobre os processos avaliativos voltados para a pós-graduação, com mesas que abordaram o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação, administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC).

O evento foi organizado em parceria com as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pós-Graduação (PRPG),  a Diretoria de Avaliação Institucional e o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).