Data: 06 de dezembro de 2005
Local: Auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG

Há um século, um jovem físico, Albert Einstein, apresentou uma nova teoria, em forma já acabada. Essa teoria, que veio a ser chamada teoria da relatividade especial, revolucionou a explicação clássica do mundo físico ao destruir dois de seus conceitos mais fundamentais – o de espaço absoluto e o de tempo absoluto – e fazer da velocidade da luz no vácuo uma constante universal, limite superior para as velocidades no universo. No mesmo ano publicou quatro outros notáveis trabalhos científicos. Sendo um desses, que o coloca entre os fundadores da física quântica – uma outra revolução científica do século XX – uma proposta de que a luz fosse constituída de unidades localizadas de energia, os quanta de luz. Dois outros artigos apresentavam argumentos sólidos que suportavam a constituição atômica da matéria. O último artigo publicado no ano relacionava a inércia de um corpo a seu conteúdo de energia e introduzia a mais conhecida equação da física, E = mc². Todos esses trabalhos são caracterizados por sua interdisciplinaridade, no que se refere aos grandes domínios conceituais da física. Na conferência eles serão abordados conceitualmente, sem formalismo matemático, e será discutida, brevemente, a epistemologia de Einstein.

Palestrante: Professor Ramayana Gazzinelli – Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

Ramayana Gazzinelli é físico experimental, trabalhou na área de física da matéria condensada. Obteve os graus de M.A. e Ph.D. na Universidade Columbia em Nova York. Professor Emérito do Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Membro da Academia Brasileira de Ciências.