Data: 26 de outubro de 2006
Local: Auditório 4 – Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

Sinopse por autor:
Wagner Meira: Temos observado uma variedade de estratégias para produção e distribuição da informação e do conhecimento, as quais têm impacto direto no alcance e efetiva utilização do conhecimento gerado. Nesta palestra vamos contrastar modelos baseados em exclusão e modelos baseados em compartilhamento e instanciá-los no contexto de software e bens digitais.

Ruben Dario: O conceito de propriedade intelectual, PI, relaciona-se a bens intangíveis ou imateriais, ou toda criação do intelecto, compreendendo desde capital humano, capital organizacional, know-how, patentes, marcas, indicações geográficas, direitos autorais, conhecimentos tradicionais, etc. Dessa forma será abordado o aspecto histórico das invenções, o arcabouço legal das mesmas, a diferença entre descoberta e invenção, a necessidade da proteção do conhecimento numa instituição como a UFMG e algumas reflexões sobre o equilíbrio entre a proteção e a difusão científica.

Palestrantes: Hildebrando Pontes Neto – Faculdades Milton Campos.
Rubén Dario Sinisterra Milan – Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG.
Wagner Meira – Instituto de Ciências Exatas da UFMG.