Data: 12 de junho de 2019
Local: Auditório Professor Baesse – FAFICH/UFMG

Na apresentação serão abordadas, a partir da sociologia da violência, obras de autores como Edgar Allan Poe, nos Estados Unidos, autor que dá origem ao gênero romance policial, e o escritor britânico Arthur Conan Doyle, mundialmente famoso por obras sobre o detetive Sherlock Holmes. Obras cujos temas recorrentes eram o dinheiro, o poder, o sexo e a diferenciação e a distinção social.

No século XX, na época da Grande Depressão de 1929, aparece o “hard boiled” de Hammett, Chandler, James Cain e Patrícia Highsmith. “Ao mesmo tempo, o romance da injustiça ou da opacidade de Kafka prefigura os totalitarismos do Século XX. Desde a primeira crise da modernidade, encontramos na obra de Kafka a expressão das metamorfoses da injustiça e do poder disciplinar e burocrático na sociedade contemporânea” – destaca o professor José Vicente.

No escopo da literatura brasileira, a apresentação vai abordar autores que vão de Euclides da Cunha a Ruben Fonseca. Em especial, José Vicente buscará retraçar o romance policial no Brasil, que segundo ele “adquire densidade e expressividade cultural, desde Garcia Roza, Tony Belloto, Patrícia Mello, Delgado Nogueira, Reginaldo Prandi, e outros”.

Palestrante: Professor José Vicente Tavares dos Santos, diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Debatedores: Professores Romulo Monte Alto e Georg Otte da Faculdade de Letras.