Data: 12 de maio de 2010
Local: Auditório T 001 da Escola de Engenharia da UFMG

O uso de ferramentas para a captura de movimentos, tais como sistemas magnéticos ou baseados em câmeras infravermelho, tornou-se bastante comum na última década. Estes sistemas permitem obter informações sobre movimentos humanos com resoluções de menos de 1 milímetro e em tempo real. Nesta palestra foi discutido o uso destas ferramentas na análise de movimentos de músicos tocando seus instrumentos, principalmente clarinetistas e percussionistas. Aplicações desta pesquisa incluem o projeto de interfaces gestuais para o controle de síntese sonora (novos instrumentos musicais digitais) e a criação de personagens virtuais que tocam instrumentos igualmente virtuais.

Palestrante: Professor Marcelo Mortensen Wanderley – McGill University, Canadá.

Debatedores: Professor Sérgio Teixeira da Fonseca – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Professor Sérgio Freire Garcia – Escola de Música da UFMG.