Data: 14, 21, 26, 27 e 28 de junho de 2023
Local: Evento Online e no Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG

As manifestações urbanas que ocorreram por todo o Brasil em junho de 2013 marcaram a história brasileira como a maior manifestação deste primeiro quarto do século XXI. Motivado, inicialmente, pelo repúdio ao aumento das passagens, as pautas escalaram de modo caótico por todo o país, produzindo uma série de efeitos e desdobramentos, de ordens éticas, estéticas e, sobretudo, políticas, por vezes, contraditórios e paradoxais.

Para debater este acontecimento que completa 10 anos, o grupo de pesquisa do IEAT Cosmópolis: meta-método promoveu, no mês de junho, o Seminário Brasil, manifestações Junho de 2013: cidades, política, acontecimento. O seminário ocorreu em duas etapas, com um ciclo de palestras online, que aconteceram entre os dias 14 e 21 de junho, e uma série de mesas-híbridas, nos dias 26, 27 e 28 de junho, no Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG. As conferências foram transmitidas pelo canal do grupo de pesquisa Cosmópolis no Youtube.