Data: 03 de dezembro de 2020

Local: Evento Online

O webinar tratou das teorias neo-institucionalistas do crime, que têm sido pouco utilizadas para a interpretação do crime e da violência na América Latina. A partir da análise de três países, o potencial explicativo e as limitações dessas teorias no contexto da modernidade mestiça da América Latina foram debatidos. Embora os mecanismos sociais com os quais opera a institucionalidade possam ser generalizáveis, as singularidades e deficiências na construção do Estado moderno da América Latina, requerem uma adaptação desta perspectiva teórica aos contextos das instituições múltiplas e informais, aos positivos do capital social ou os negativos da paz criminosa. O webinar discutiu a importância dessas teorias para a construção da democracia e da paz sustentável.

Convidado:

Roberto Briceño-León é sociólogo e professor titular emérito da Universidade Central da Venezuela e Diretor do Laboratório de Ciências Sociais (LACSO). Atualmente é professor visitante na Universidade Federal do Ceará (CEA/UFC) e catedrático vinculado ao programa Cátedras CALAS-IEAT.