O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG realizou ontem, dia 26 de outubro, visita técnica ao Waseda Institute for Advanced Study (WIAS) em Tóquio, no Japão. A visita teve como objetivo explorar possíveis colaborações entre os dois institutos em projetos de pesquisa de interesse comum e a possibilidade de intercâmbio do corpo técnico-administrativo.

A delegação do IEAT foi recebida pelo diretor do WIAS, professor Ken-Ichi Akao, e pelas diretoras associadas, professoras Chiharu Tokoro e Satomi Yamamoto, além do diretor administrativo, Masanobu Iwaki, e da secretária executiva do WIAS, Akiko Suda.

No encontro, a equipe do WIAS apresentou uma visão geral do instituto, suas áreas de pesquisa e programas em andamento. A diretora do IEAT, professora Patricia Kauark Leite e o professor Estevam Barbosa de Las Casas, ex-diretor do IEAT e atual membro do comitê diretor do instituto, tiveram a oportunidade de apresentar o IEAT e seus programas e discutir possíveis parcerias em projetos de pesquisa e intercâmbio de pesquisadores.

Segundo Patricia Kauark, a visita ao WIAS foi extremamente produtiva e promissora. Ela explicou que, no encontro, ambos os institutos expressaram interesse em estabelecer parcerias futuras. Os próximos passos incluem a definição de áreas específicas de colaboração, a elaboração de acordos formais e a implementação de projetos conjuntos que contribuirão para o avanço da pesquisa transdisciplinar e a promoção de conhecimento de ponta.