Professora Patrícia Kauark, diretora do IEAT, durante sua participação no encontro de diretores da rede UBIAS, em Nagoya.

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG participou, de 30 de outubro a 1º de novembro, do Encontro de Diretores da rede UBIAS (Rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades), realizado na Universidade de Nagoya, no Japão.

A quinta edição da Conferência UBIAS e do Encontro de Diretores reuniu representantes de 48 institutos de estudos avançados (IEAs) ao redor do mundo. No encontro, a programação incluiu mesas que trataram da promoção de intercâmbios científicos entre pesquisadores da rede e do apoio à formação de jovens líderes de pesquisa. Também foram feitas apresentações sobre os seguintes temas de pesquisa desenvolvidos pelos IEAs da rede: “Captando o invisível e mudanças na sociedade”; “Humanidades digitais e Ciência Aberta”; “Transições energéticas e Transições ambientais” e “Inteligência Artificial”.

A diretora do IEAT, professora Patrícia Kauark Leite, participou da mesa Promoção de intercâmbios interdisciplinares com Denis Bertin, diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Aix-Marselha (Iméra Aix-Marseille) e Andreas Roepstorff, diretor do Instituto de Estudos Avançados de Aarhus (Aarhus IAS).

Em sua apresentação, Patrícia Kauark destacou as principais iniciativas desenvolvidas no âmbito do IEAT/UFMG, incluindo os programas de Cátedras, Residentes e Grupos de Pesquisa, e apresentou propostas de intercâmbio entre os institutos integrados à rede UBIAS tanto de pesquisadores, a exemplo da parceria existente entre o IEAT e o instituto CALAS do México, quanto do inovador projeto de intercâmbio do pessoal técnico-administrativo. O objetivo deste último é promover a capacitação de funcionários e colaboradores dos institutos por meio de visitas técnicas, facilitando o compartilhamento de práticas e métodos de trabalho e o desenvolvimento de habilidades específicas, incluindo o aprimoramento da proficiência em línguas estrangeiras, especialmente o inglês.

O professor Estevam Las Casas, ex-diretor do IEAT e atual membro do comitê diretor, apresentou alguns dos desdobramentos da Intercontinental Academia (ICA4) e da Série de Seminários UFMG Inteligência e Inteligência Artificial, eventos da rede UBIAS, realizados em novembro de 2022, coorganizados pelo IEAT com a Rede Francesa de Institutos de Estudos Avançados e o Instituto de Estudos Avançados de Paris, que reuniram mentores, fellows e palestrantes em seminários e visitas na UFMG, promovendo a interação com programas de pós-graduação e laboratórios de pesquisa locais.

O encontro de diretores da rede UBIAS escolheu o tópico de pesquisa Humano/não-Humano como tema do ano de 2024. O próximo encontro de diretores da rede acontecerá em Gana (África) em 2025,