Publicado pela Editora Impressões de Minas, Princípios de cartografia será lançado no dia 01 de abril, na Livraria Quixote.

No livro Princípios de cartografia e outros poemas, do escritor e professor da UFMG Luis Alberto Brandão, os espaços se abrem à palavra poética, que é também desenho, partitura de música e silêncio, dança de sentidos, imagem fotográfica e arquitetônica, roteiro de sensações.

Composto de quarenta e nove poemas e dezenove fotografias, o livro se divide em quatro partes. [1] A primeira, “Princípios de cartografia”, busca delimitar e ultrapassar territórios vitais. Os poemas são mapas móveis, os versos são séries que o olhar pode compor em múltiplos arranjos. [2] Na segunda parte, “Clareiras do desejo”, os espaços do corpo, com seus ritmos e arritmias, são tocados e sonhados: nudez, memória, arrebatamento e timidez, promessas e vertigens, jeitos de querer e viver. [3] Na terceira parte, “Brasiliana [improváveis legendas]”, fotos e poemas indagam ambivalências da cultura brasileira. Carnaval e ruína? Precariedade e alegria? Passados apagados? Qual miragem concretiza o espaço-Brasil? [4] Na última seção, “Gostar de dizer”, o foco é o espaço da escrita. Verbal e transverbal, a grafia poética se revela um prumo inquieto, horizonte de encontros, campo de possíveis e impossíveis. O volume conta com prefácio de Ana Elisa Ribeiro, escritora premiada e pesquisadora de questões editoriais. O processo de edição do livro ocorreu de maneira especial, por meio de uma parceria entre a editora Impressões de Minas e a Faculdade de Letras da UFMG, onde Luis Alberto Brandão atua como professor e pesquisador. A parceria tem viabilizado diversas atividades coletivas, entre as quais cursos em nível de graduação e de pós-graduação voltados à edição de poesia.

O lançamento ocorrerá no dia 01 de abril, sábado, de 11h às 14h, em Belo Horizonte, na Livraria Quixote, à rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

SOBRE O AUTOR

Luis Alberto Brandão é escritor, professor da UFMG e pesquisador do CNPq e da Fapemig. Publicou os livros de ficção Manhã do Brasil [Scipione; finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura], Chuva de letras [Scipione; vencedor do Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro; finalista do Prêmio Jabuti; integrante do Programa Nacional Biblioteca da Escola], Tablados: livro de livros [7Letras] e Saber de pedra: o livro das estátuas [Autêntica; vencedor da Bolsa Vitae de Artes]. É autor dos livros de ensaio Teorias do espaço literário [Perspectiva; finalista do Prêmio Jabuti], Canção de amor para João Gilberto Noll [Relicário], Grafias da identidade: literatura contemporânea e imaginário nacional [Lamparina; finalista do Prêmio Jabuti], Rituais do discurso crítico [Memorial da América Latina] e Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna [Fale/UFMG; vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte].

LANÇAMENTO

Livro: Princípios de cartografia e outros poemas
Autor: Luis Alberto Brandão
Editora: Impressões de Minas
Número de páginas: 172
Local: Livraria Quixote
Endereço: rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi – Belo Horizonte – MG
Data: 01 de abril, sábado
Horário: 11h00 às 14h00