“Eu sou Ana Paula Brito, filha da Dona Vanda, mãe da Ana Clara, historiadora e museóloga e tenho investigado e trabalhado em muitos Sítios de Memória e Consciência do Brasil e de outros países da América Latina”.

É assim que Ana Paula Brito abre a apresentação no Podcast “Memória pra quê?”, que será lançado em plataformas de áudio (Spotify, DeezerApple PodcastAmazon Music), entre os dias 10 e 30 de dezembro de 2023. Iniciativa idealizada e produzida pela pesquisadora, os sete episódios da primeira temporada do podcast “Memória pra quê?” também serão publicados no canal do IEAT no YouTube.

Os episódios buscam provocar o tema da memória, a partir de diferentes prismas, como a cosmologia indígena, a filosofia, a literatura, o direito, a psicanálise, a arquitetura, os territórios, os museus, o futuro e o passado. Mais do que destacar o papel da memória como elemento relevante para a preservação da história, as conversas conduzidas por Ana Paula com os convidados buscam produzir reflexões mais profundas sobre o papel da memória como fundamento coletivo daquilo que nos torna humanos. Confira abaixo a programação dos episódios:

Episódio 1: “O que é memória e qual sua importância social?”
Entrevistado: Ailton Krenak, líder indígena, escritor e ambientalista.

Resumo: Ana Paula conversa com Ailton Krenak sobre a memória, explorando aspectos além da simples evocação do passado. O episódio oferece insights sobre a relação entre a memória humana e a memória da terra. Ouça o episódio completo aqui.

Episódio 2: “Memória e sua importância social”
Entrevistados: Paulo Cesar Endo, psicanalista; Kujãn Dirce Jorge Kaingang, gestora do Museu Worikg.

Resumo: Ana Paula discute a importância social da memória com o psicanalista Paulo Endo e a kuiãn Dirce Jorge, do povo Kaingang. O episódio amplia a reflexão sobre o papel coletivo da memória e o papel dos memoriais e dos museus. Ouça aqui o segundo episódio.

Episódio 3: “Para quê preservar recordações de passados traumáticos?”
Entrevistados: Letícia Mazzucchi Ferreira, professora emérita da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Márcio Seligmann-Silva, professor titular de Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ouça aqui o terceiro episódio. 

Resumo: o episódio destaca a necessidade de ativar memórias de passados traumáticos na sociedade. Discute limites, testemunhos e potencialidades desse processo.

Episódio 4: “A imediatez da memorialização do atentado à democracia”
Entrevistados: Inês Virgínia Prado Soares, Desembargadora Federal e Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha, Procuradora Federal.

Resumo: os entrevistados discutem a rápida memorialização do atentado à democracia no dia 8 de janeiro de 2023. O episódio retrata alguns exemplos desse processo, como a criação do Museu da Democracia proposto pelo Governo Federal, a comemoração do Dia do Patriota instituída em Porto Alegre (RS) e a campanha “Democracia Inabalada” do Supremo Tribunal Federal (STF). Ouça o episódio completo aqui.

Episódio 5: “Museus de direitos humanos: o caso chileno e o futuro Museu da Democracia brasileira”
Entrevistados: Maria Luísa Ortiz Rojas, coordenadora do Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile e Fernanda Castro, presidenta do Instituto Brasileiro de Museus.

Resumo: o bate-papo aborda os museus de direitos humanos, explorando a experiência chilena e discutindo o futuro Museu da Democracia brasileira. Escute aqui o episódio.

Episódio 6: “Memória para o nunca mais – isso é possível?”
Entrevistados: Gegê Joseph, arquiteta e urbanista e Ricard Vinyes, catedrático da Universidade de Barcelona.

Resumo: o episódio salienta o papel da memória na defesa da democracia. Os convidados compartilham experiências e refletem sobre como a preservação das memórias podem garantir que novos crimes contra o Estado Democrático de Direito não voltem a ocorrer. Ouça o episódio completo aqui.

Episódio 7: “Girando a roda – considerações sobre a primeira temporada”
Resumo: Ana Paula faz um balanço da temporada, destacando a pesquisa sobre o atentado à democracia brasileira. Compartilha resultados e recomendações para um envolvimento mais profundo com a memória. O episódio está disponível aqui. 

Mais sobre o podcast “Memória pra quê?”
O podcast “Memória pra quê?” é um dos produtos do projeto “A memória ‘salvadora’ não garante o nunca mais”, desenvolvido por Ana Paula Brito como catedrática do programa Cátedras CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (CALAS) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). O objetivo do projeto é aproximar os ouvintes sobre a temática da memória social, no universo aplicado a museus, democracia e direitos humanos. Mesclando conteúdo científico com opiniões pessoais dos convidados, o objetivo do podcast é reunir especialistas em temas que permeiam o universo da memória em seu uso na sociedade contemporânea. Os episódios serão apresentados pela proponente do projeto, que receberá duas pessoas convidadas em cada encontro. Além da conversa entre os convidados, provocados por perguntas norteadoras, cada episódio também trará dicas de outros conteúdos sobre o assunto abordado, sob uma perspectiva transdisciplinar.