O papel da informação como ativo e recurso organizacional estratégico será debatido no Seminário Internacional Luso-Brasileiro sobre Gestão da Informação: Segurança, tecnologia e inovação, que será realizado no dia 06 de setembro de 2022, das 9h às 12h30, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Evento aberto ao público amplo mediante inscrições através do site Gestão de Eventos da UFMG. Haverá emissão de certificados para quem se inscrever e confirmar a participação no dia do evento.

Uma das organizadoras da iniciativa, a professora residente do IEAT Eliane Pawlowski explica que o evento pretende discutir a importância da informação no presente cenário de intensa competição e contínuo desenvolvimento tecnológico das organizações.  A partir de um projeto desenvolvido junto às pequenas e médias empresas industriais de Portugal, o Seminário vai discutir o tema da gestão da informação na atualidade e suas complexidades. “A gestão eficaz da informação implica processos diferenciados que envolvem desde a tecnologia e segurança de dados até o comportamento dos indivíduos no uso e compartilhamento de informação” – destaca Pawlowski.

De acordo com a programação, a abertura do evento será às 9h. Em seguida, o professor Armando Malheiro, da Universidade do Porto, vai ministrar palestra sobre o projeto GIPMEI, que investiga a gestão da informação e cultura digital nas pequenas e médias empresas industriais das regiões Centro e Norte de Portugal, destacando aspectos relativos a comportamento, memória e inovação organizacionais. Às 9h45, a professora Sónia Estrela, da Universidade de Aveiro, abordará a palestra Diagnóstico sobre gestão da informação nas Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, com foco na informação como subsídio para a tomada de decisão por gestores.

Às 10h15, o professor Claudio Paixão, da Escola de Ciência da Informação da UFMG, irá ministrar a palestra Sob o signo de Ulisses: Ideologemas da Inovação na construção da Identidade Portuguesa e seus potenciais (mal aproveitados) em Portugal e no Brasil. De acordo com Claudio, os ideologemas estão sempre presentes nas comunicações humanas, mesmo que de forma imperceptível. Entendidos como os “menores pedaços de informação capazes de sintetizar visões de mundo sob a forma de imagens significativas, dotadas de sentido, e capazes de serem comunicadas”, eles constroem a base do imaginário social e são capazes de estimular e motivar as pessoas para a ação, inclusive de inovação e empreendedorismo. Nas culturas, eles podem estar presentes de maneira estática (inativada) ou dinâmica (ativada). No caso de Portugal e do Brasil, tema da palestra que será apresentada, Claudio destaca que a história produziu um excepcional amálgama de culturas com um gigantesco potencial e, no evento, serão mencionadas as possibilidades que a ativação desses ideologemas pode trazer.

Na sequência, às 10h45, a palestra Desafios para a Gestão da Informação no digital será ministrada pelo professor Luis Borges Gouveia da Universidade Fernando Pessoa da cidade do Porto, em Portugal.  Na sua apresentação, Gouveia irá propor uma reflexão que sistematiza alguns dos desafios mais relevantes para que uma organização possa ser capaz de gerir a sua informação num contexto como o atual e, assim, prosseguir o seu percurso com sucesso.

Às 11h45, o professor Claudio Pessoa, da Escola Superior Dom Helder Câmara, irá conduzir a palestra Gestão e Proteção da Informação das Organizações. A palestra, segundo Pessoa,  abordará a importância da gestão e proteção da informação que, com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados, passou a ser condição fundamental para conformidade à lei e às normas de segurança. Ademais, mostrará que utilizar a informação alinhada à gestão empresarial, com segurança, é uma estratégia que criará um diferencial competitivo no mercado extremamente dinâmico como o dos dias de hoje. Ao final das palestras será reservado espaço para debate com o público.

O evento é organizado pelo Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário (GEDII) da Escola de Ciência da Informação da UFMG, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade do Porto. A iniciativa conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, do Programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG e do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citcem), unidade sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto que atua como plataforma de investigação transdisciplinar.