Período da Residência: 06 de março de 2023 a 22 de dezembro de 2023

Departamento de Fonoaudiologia – Faculdade de Medicina da UFMG

Ana Cristina Côrtes Gama é Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Goiás (1990), com especialização (1994), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora titular do Departamento de Fonoaudiologia da UFMG desde 2012, e do Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas.

Pós-doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com realização de estágio técnico no National Center for Voice and Speech, Estados Unidos
Líder do grupo de pesquisa “GP.Voz” inscrito no diretório do CNPq, o qual tem por objeto o estudo da prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios da voz, além dos aspectos de aperfeiçoamento dos padrões comunicativos. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D pelo CNPq.


CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO TESTE DE CONCORDÂNCIA DE SCRIPTS: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO EM FONOAUDIOLOGIA

O raciocínio clínico é um processo cognitivo que permite ao profissional da saúde definir um correto diagnóstico e uma adequada conduta terapêutica diante de um caso clínico. A literatura sugere estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento do raciocínio clínico, além de formas para avaliar e acompanhar o desenvolvimento do desempenho de estudantes da área da saúde nas tomadas de decisão adequadas e seguras no atendimento às necessidades de cuidado do paciente. O desafio de como avaliar o desempenho do raciocínio clínico dos estudantes durante a sua formação acadêmica é constante nos currículos da área da saúde, incluindo a fonoaudiologia. O teste de concordância de script (TCS) é baseado no princípio de que múltiplos julgamentos feitos no processo de raciocínio clínico podem ser investigados. 

O objetivo desta pesquisa é construir e validar o Teste de Concordância de Scripts para a área de Fonoaudiologia, no contexto clínico das disfonias comportamentais. Trata-se de estudo de validação de instrumento, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG com o parecer número 5.824.852. O processo de desenvolvimento e validação do instrumento será baseado em critérios recomendados pelo Scientific Advisory Committee of the Medical Outcomes Trust, e seguirá os seguintes passos: 1. construção do instrumento; 2. determinação da validade de conteúdo; 3. determinação da validade de construto; e 4. determinação dos encargos. A amostragem é por conveniência do tipo bola de neve. 

Este projeto de pesquisa justifica-se ao considerar a importância da formação de profissionais fonoaudiólogos críticos e reflexivos, sensíveis e conscientes de suas habilidades profissionais, em razão da complexidade do cuidado humano ao lidar com os distúrbios da comunicação.