Período da Residência: 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017

Residente do IEAT, Maralice de Souza Neves é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988). Mestre em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). É Especialista em Avaliação à Distância pela UnB (1999) e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pós-doutorado na Faculdade de Filosofia , Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (2013). Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN), vinculada á área de Linguística Aplicada orientando pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É membro do GT Práticas Identitárias em Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) desde 2002 e está atuando como sub-coordenadora no biênio 2016-2018. Em 2014, passou a ser membro também do GT Psicanálise e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Atualmente Coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão “A Conversação como pesquisa em projeto de educação continuada: o afetamento da psicanálise no ensino/aprendizagem de línguas” de caráter interdisciplinar. Coordeno também o Programa de Extensão “Interfaces da Formação de Professores de Línguas” da UFMG. Tem atuado como membro do Conselho Editorial dos Periódicos ABRALIN, e em Trabalhos em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP), Alfa (DLM/UNESP) e Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA). Atua na área de Linguística Aplicada e pesquisa principalmente os seguintes temas conjugando ensino, pesquisa, extensão à formação em Psicanálise (IPLA-SP/EBP) desde 2012. Sua atuação profissional tem o caráter interdisciplinar acolhendo estudos que conjugam análise de discurso, psicanálise, leitura, escrita, ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores de línguas estrangeiras, educação continuada de professores, identidade, subjetividade.


O AFETAMENTO DA PSICANÁLISE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: A CONVERSAÇÃO COMO PESQUISA NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA.

O objetivo geral deste projeto de pesquisa é abrigar outros projetos que tomem as rodas de conversação orientadas pela psicanálise como metodologia de pesquisa ou utilizem o corpus gerado por elas. Espera-se, como resultado, que se possa tocar o ponto de real (ou modo de obter satisfação pulsional) de professores e alunos de escolas básicas, ou seja, de possibilitar que os impasses que deixam esses sujeitos impotentes diante do que não conseguem explicar encontrem saídas criativas, assim deslocando os significantes que os paralisam.