Início da residência: 01/02/2012 a 31/01/2013
Maria do Céu é graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Adjunta IV no Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes. Foi Chefe do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes entre 2008 e 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura e Desenho e questões relacionadas à Memória e ao Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Plásticas, Artes Visuais, Memória, Educação e Memória. Pesquisa a relação da Arte da Memória com a Retórica nas produções da Arte e da contemporaneidade. Realizou estudos Pós Doutorais concomitantes na UNICAMP, junto ao Laboratório de Estudos Audio-Visuais OLHO, sob coordenação do Prof. Dr. Milton José de Almeida e na Universtá degli Studi di L´Aquila, no Dipartamento di Culture Comparate, sob tutoria do Prof. Dr. Angelo Turco. Coordena o LINHA: Grupo de Pesquisa sobre o Desenho e a Palavra na EBA-UFMG. Publicou dois livros versando sobre as relações entre imagem e palavras. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior. Atualmente é Bolsista da Fundación Carolina para desenvolver sua pesquisa sobre Tipografia e Arquitetura junto a Universidad de Granada em Novembro de 2011.
A EDUCAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DA MNEMÔNICA E AS CATEGORIAS POÉTICAS NAS ARTES VISUAIS
Este projeto surge como fruto de um longo estudo sobre a educação visual e a arte da memória, que venho desenvolvendo desde meus primeiros estudos de doutorado, quando debrucei-me sobre a obra poética e política de Dante Alighieri, bordejando as relações entre a Retórica e a Arte, passando pelos estudos da Mnemônica. Estes estudos levaram-me também a constituir uma obra plástica na forma de temperas e gravuras que migraram para livros de artista.
Atualmente busco entender a possibilidade de migrar as categorias poéticas elencadas por Harold Bloom na Angustia da Influencia- clinamen, tessera, kenosis, demonização, askesis e apófrades- para as artes visuais como forma de entendimento, compreensão e superação da influencia poetica/artística. Agrego também os estudos de Mary Carruthers sobre a influencia dos textos paulinos e a relação da arte da memória com a Arquitetura e suas metáforas basilares para a constituição de uma educação dos sentidos.
Porém, como artista plástica , também busco migrar meus estudos teóricos para minha produção como artista, pois assim constituo um universo de imagems para onde desloco meu entendimento da importancia destes estudos sobre a educação visual tão importante entre os séculos X e XIV e o desenvolvimento de seus mecanismos de divulgação e preservação.
Todos estes caminhos levaram-me a crer que este projeto acionou caminhos transdiciplinares ao reunir estudos em Teologia, Retórica, Artes Visuais, Cinema, Teatro, Literatura e Mnemônica, sendo o ambiente academico e escolástico o local do ensaio entre estas relações. Busco, como pesquisadora e artista, aliar os mitos de origem e a genealogia destas categorias do pensamento à minha pratica com professora universitaria atuando em uma escola de artes.