Universidade Federal de Minas Gerais

Simpósio de Neurociências debate memória e emoções nesta sexta

sexta-feira, 28 de setembro de 2012, às 5h25

Visão, audição, memória e emoções são alguns dos temas da programação desta sexta-feira, 28, segundo dia do 6º Simpósio Internacional de Neurociências. A programação cultural terá duo de violões e dança de salão.

O simpósio, que sucede a 2ª Semana Internacional de Neurociências, iniciada na segunda-feira, 24, termina neste sábado, 29. Ambos os eventos são promovidos pela UFMG.

O maior encontro brasileiro sobre neurociências e percepção reúne especialistas brasileiros e estrangeiros no campus Pampulha para debater sobre algumas das mais recentes aplicações das neurociências em diversas áreas profissionais: acadêmica, saúde, tecnologia, estratégias de aprendizagem e tratamentos para dificuldades e disfunções.

Às 8h, o auditório da Reitoria recebe a mesa-redonda O olho e o cérebro, coordenada pela oftalmologista Maria Frasson (Hospital São Geraldo-UFMG), com participação dos professores Serge Picaud (França) e Hamilton Haddad (UFABC-SP) e da oftalmologista Vanessa Weisberg (Hospital São Geraldo-UFMG).

No mesmo horário, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, será realizada a mesa-redonda Neurofisiologia da percepção auditiva, com participação dos professores Yoram Gutfreund (Israel), Ricardo Leão (USP-RP) e Christopher Kushmerick (UFMG), que também coordena a mesa.

Às 10h30, no auditório da Reitoria, a professora Lisa Savage (EUA) ministra a palestra Modelo experimental da síndrome de Wernicke-Korsakoff revela os substratos neurobiológicos da recuperação e disfunções da memória.

O duo de violões formado por Leonardo Araújo e Anderson Reis vai se apresentar às 11h20, no auditório da Reitoria. Às 11h30, no saguão da Reitoria, será realizado o concurso Neuroarte, com apresentação dos trabalhos sobre Ilusão de óptica.

Cérebro vocal: bases cerebrais da percepção da voz será o tema da palestra que será ministrada às 14h, no auditório da Reitoria, pelo professor Pascal Belin (Escócia). Às 15h, no mesmo local, será a vez da mesa-redonda Percepção codificada por um grupo neuronal, coordenada pelo professor Márcio Moraes (UFMG), com participação dos professores Kerstin Schmidt, Sidarta Ribeiro e Sergio Neuenschwander, todos da UFRN.

Também às 15h, no auditório da Faculdade de Ciências econômicas, será realizada a mesa-redonda Modelos computacionais: emoções e percepções, com coordenação do professor Ronald Dickman (UFMG) e participação dos professores Cristiane Salum (UFABC-SP), Mauro Copelli (UFPE), Roland Köberle (USP-São Carlos) e Frederico Graeff (USP-RP).

Às 17h, o auditório da Reitoria recebe a dança de salão apresentada por Bárbara Foureaux e Igor Brant, com um número de tango. Ambos se dedicam ao estudo de todas as formas de dança, com ênfase em dança de salão.

A palestra Codificação preditiva no sistema visual será proferida às 17h30, no auditório da Reitoria, pelo professor Lars Muckli (Escócia). Às 18h30, no saguão da Reitoria, será efetuada a avaliação dos trabalhos e congraçamento. Os autores estarão presentes para apresentação de seus trabalhos à comissão.

Exposição de artes visuais
Até nesta sexta,29, o saguão da Reitoria recebe o Projeto Imagine, exposição de fotografias de Jorge Santos. Embora baseado inteiramente na fotografia o projeto tem forte inspiração na pintura e no movimento impressionista. O trabalho de Jorge Santos tem maior destaque no campo da fotografia de paisagem e noturna.

A programação completa do 6º Simpósio Internacional de Neurociências está disponível aqui

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-2545 e 3409-2505 ou pelo endereço eletrônicosimposioneuro6@gmail.com.

(Com Assessoria de Comunicação da UFMG)

Leia mais:
Abre-te, cérebro
Me engana que eu gosto
Os novos “baratos” da maconha
Músicos têm maior capacidade de atenção e memória visual
Percepção em esquizofrenia