O sonho de 176 mil Apropriar e transformar Desvendando Prometeu Atalhos do raciocínio Opinião Reflexões sobre a interseção entre os saberes tradicional e acadêmico e sobre a apropriação e transformação dos espaços da cidade e da universidade vão marcar a 47ª edição do Festival de Inverno, que será realizada, de 17 a 25 de julho, no campus Pampulha e em outros locais públicos de Belo Horizonte. As inscrições para as oficinas serão abertas na próxima segunda, dia 29. O assunto é o principal destaque da edição 1909 do Boletim UFMG, que circula nesta semana com o seguinte conteúdo.
Instituição que mais recebeu inscrições no Sisu, UFMG desperta interesse crescente fora dos limites de Belo Horizonte.
Em sua 47ª edição, Festival de Inverno da UFMG estimulará reflexão sobre o trânsito entre saberes e a ocupação dos espaços urbanos.
Professora da UFMG lidera pesquisa sobre o papel do cálcio na regeneração de células hepáticas.
Aluno do Coltec será um dos seis representantes do Brasil em competição mundial de matemática, na Tailândia.
A UFMG no Sisu e a arte de transformar virtude em defeito
Em artigo, o professor Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação, argumenta que a suposta "elitização" da UFMG é uma consequência esperada da adesão ao Sisu. Ele defende a adoção de medidas para corrigir distorções do sistema e ampliar as condições de formação de todos os alunos, principalmente os mais pobres, que ingressam na Universidade.