Degradação ambiental e organismos aquáticos

Posted on Posted in Notícias

Wander Ferreira, postdoc ligado ao ECMVS, publicou um estudo muito interessante sobre o efeito da degradação ambiental sobre comunidades de organismos aquáticos.

Partitioning taxonomic diversity of aquatic insect assemblages and functional feeding groups in neotropical savanna headwater streams

W.R. Ferreira, L.U. Hepp, R. Ligeiro, D.R. Macedo, R.M. Hughes, P.R. Kaufmann,

M. Callisto

Ecological Indicators, 2016, DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecolind.2016.08.042

A perda de habitat e a degradação da qualidade de água são determinantes na diminuição e/ou desaparecimento da biota aquática. As assembleias de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) são geralmente sensíveis às mudanças nos ambientes aquáticos e estão entre os mais comuns indicadores ecológicos usados em larga escala (regional e nacional). Investigamos através da abordagem de partição aditiva de diversidade (α, β e γ) como a composição taxonômica e grupos tróficos funcionais (GTF) de EPT estão distribuídas entre escalas espaciais local de riacho, entre riachos e entre unidades hidrológicas de bacias hidrográficas. Foram amostrados 160 riachos em 4 bacias no cerrado mineiro com amplo espectro de perturbações antrópicas. Observamos que o padrão de distribuição de EPT foi: diversidade beta 1 (β1) é maior entre riachos seguido da beta 2 (β2) entre unidades hidrológicas. Ambos β1 e β2 foram maiores que a diversidade alfa (α), dentro de cada riacho, indicando que cada riacho representa uma pequena parte da diversidade total (γ). O grupo trófico funcional mais importante foi coletores-catadores. Neste estudo nós identificamos as escalas de maior importância para a biodiversidade no cerrado mineiro. Assim, nossa investigação ajudará na concentração de esforços de amostragens e auxiliar na tomada de decisão voltada para a recuperação e conservação de bacias hidrográficas.

*Matéria escrita por Wander Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *