Museu de Ciências Morfológicas, no campus Pampulha, abre as portas na noite desta sexta

[Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/039292.shtml]

Amanhã (sexta, 17), o Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) vai abrir à noite. Das 18h às 23h, será possível fazer visita monitorada à exposição O claro e o escuro no ritmo da vida, que inclui O Corpo Humano Real e o Laboratório de Pesquisa e Educação Inclusiva.

O Museu desenvolve projetos sociais e de divulgação científica, com foco na educação informal para a saúde e a solução de problemas da vida diária da comunidade. A ideia é estreitar os laços da Universidade com a sociedade, ampliando sua atuação junto aos ensinos de nível fundamental e médio, com o objetivo último de incentivar uma nova consciência frente ao ensino das ciências.

A exposição também possibilita a inclusão de pessoas com deficiência visual, uma vez que as peças foram elaboradas em relevo, facilitando a percepção tátil de suas características morfológicas.

As ciências morfológicas estudam a forma e as características dos organismos vivos, usando basicamente para isso a anatomia (estrutura), permitindo identificar e classificar as espécies.

O projeto Noturno nos Museus é iniciativa da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Segundo a entidade, o objetivo do horário alternativo é valorizar os museus e os espaços de cultura como lugares abertos à vivência e à troca de experiências, “fortalecendo o acesso do público, de várias faixas etárias, a uma programação dinâmica e gratuita”.

A entrada do MCM fica na parte lateral do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, no Bloco N2. O endereço é Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha, em Belo Horizonte. O ICB fica próximo ao prédio da Reitoria, atrás da entrada da Biblioteca Universitária. Outras informações pelos telefones 3409-2776 e 3409-2782 ou pelo e-mail mcm@icb.ufmg.br.

(Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB)