Chamada para o Dossiê “Patrimônio Universitário em Rede” da Revista Interfaces (Revista de Extensão da UFMG)

O conselho editorial da Revista “Interfaces: Revista de Extensão da UFMG”, publicação mantida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, apresenta a chamada para colaborações para o Dossiê "Patrimônio Universitário em Rede".

A Revista Interfaces dedica-se aos estudos extensionistas desenvolvidos nos contextos nacional e internacional, e tem o objetivo de contribuir com análises e reflexões sobre os fundamentos, os conceitos, as experiências de extensão e as suas repercussões, buscando fortalecer o diálogo entre a Universidade e a Sociedade.

A Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, criada em 2001, é composta, atualmente, por 24 espaços-membros, que se articulam em torno de iniciativas de salvaguarda e de divulgação do importante patrimônio universitário, constituído em mais de 90 anos da UFMG.

A publicação do dossiê integra as comemorações dos 20 anos de funcionamento Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura e do encerramento da III Jornada de Museus Universitários, e foi concebida como oportunidade de reunir e de compartilhar reflexões e experiências que envolvem diferentes processos de patrimonialização e musealização na universidade. Esta chamada busca acolher textos que apresentem relatos de experiências de diferentes atores/comunidades em processos de interação com os museus universitários, refletindo sobre os desafios de democratização dos museus e em atendimento aos princípios da diversidade cultural, da pluralidade de saberes e da inclusão social e da conexão com as comunidades.

O prazo máximo para o envio do texto é 31 de maio de 2021. O texto deve ser escrito de acordo com as diretrizes para autores estabelecidas pela Revista Interfaces.

O texto, em forma de relato de experiência, deve ser enviado diretamente pelo sistema de submissões da revista, indicando no título do arquivo o nome do dossiê Patrimônio Universitário em Rede.

Organizadores:

Letícia Julião/Museologia UFMG