20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Escola Municipal Anne Frank (Contagem) visita o Centro de Memória da Odontologia

No dia 18 de outubro, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T), a Escola Municipal Anne Frank, situada no município de Contagem, visitou o Centro de Memória da Odontologia da UFMG com um grupo de 35 estudantes do ensino fundamental.

O objetivo da visita foi inspirar os estudantes, a partir do reconhecimento de objetos utilizados na Odontologia, a valorizarem a saúde bucal. A turma foi dividida em dois grupos para a realização de um circuito pelo centro de memória. No espaço expositivo, durante a mediação, foram explorados os utensílios utilizados por dentistas, suas transformações e suas características.

Os visitantes, com idades entre 11 e 14 anos, participaram de uma mediação interativa que incentivou a participação por meio de perguntas e contribuições com base em seus conhecimentos individuais.

Foram colocados pontos de interrogação nas legendas dos objetos, tornando-as ocultas, para que as crianças tentassem adivinhar a função do objeto antes que fossem informadas pelo mediador (gerando uma mediação mais fluida e envolvente com o público). Ao final da mediação, os estudantes fizeram uma atividade lúdica de reconhecimento de peças do acervo do espaço por meio de um jogo de cartas com suas imagens, quando puderam entender melhor o seu funcionamento e eventuais diferenças em relação às ferramentas utilizadas atualmente, como as ferramentas funcionam e quais as suas diferenças na atualidade, produzindo um olhar para a trajetória da ciência e da tecnologia. Esse momento foi o preferido pelos estudantes, ao explorarem suas habilidades de memória e competir juntos para encontrar as respostas certas.