Transmissão online intitulada “Tem Museus na Ciência” destaca a importância da ciência e do ambientalismo, com participação de Apolo Heringer Lisboa

No último dia 19 de outubro, a Rede de Museus, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), promoveu uma transmissão online com a presença de Apolo Heringer Lisboa, médico sanitarista, ambientalista, escritor e professor universitário brasileiro, conhecido por sua dedicação ao Projeto Manuelzão, voltado à despoluição do Rio das Velhas.

A palestra, denominada “Tem Museus na Ciência”, partiu de uma brincadeira com o nome do projeto que propôs o evento e teve como propósito central fomentar a comunicação da ciência, destacando o papel do patrimônio universitário nas atividades de extensão.

Durante a transmissão, que contou com interpretação simultânea em Libras, Apolo Heringer Lisboa abordou uma variedade de temas pertinentes, enfatizando a importância da educação, da formação científica e da conservação ambiental. O médico sanitarista ressaltou a necessidade premente de preservar as paisagens naturais e envolver o público em atividades que promovam a comunicação da ciência.

A discussão se estendeu à importância da transdisciplinaridade, destacando o impacto significativo do Projeto Manuelzão na promoção da consciência ambiental. Apolo compartilhou experiências e reflexões pessoais sobre a interconexão entre a mentalidade humana, a natureza e o progresso científico. A conversa salientou, ainda, a  relevância de respeitar o conhecimento ancestral, promover a sustentabilidade ambiental e cultivar uma mentalidade científica na sociedade contemporânea.

O evento foi organizado pelos espaços da área da saúde que participam do projeto “Tem Ciência no Museu?” – Centros de Memória da Odontologia, da Medicina e da Enfermagem – e atingiu com sucesso seu objetivo de criar pontes entre o conhecimento científico e o público. Para aqueles que desejam reviver esse encontro enriquecedor, a transmissão completa está disponível no YouTube: