Apresentação

A Semana do Conhecimento é um evento realizado anualmente pela UFMG com participação de docentes, discentes, servidores técnico-administrativos em educação da instituição e, também, da comunidade externa. O evento tem como objetivo a construção de espaços de reflexão, o compartilhamento de experiências, a difusão, a troca de conhecimentos e a divulgação da produção acadêmica.

Em 2016, em consonância com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: “Ciência alimentando o Brasil”, a UFMG realiza o evento com a temática “Cultivar Vidas: Ciência e Sociedade” como proposta de reflexão sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com os outros setores da sociedade.

A 25ª edição da Semana do Conhecimento, que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, acontecerá no período de 17 a 21 de outubro, nos campi da UFMG em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e Montes Claros. Durante o evento, estudantes de graduação, pós-graduação e servidores técnico-administrativos em educação apresentarão mais de 3000 trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. Esses trabalhos serão apresentados no âmbito de eventos tradicionais da UFMG: XXV Semana de Iniciação Científica, XX Semana de Graduação, XIX Encontro de Extensão, VI Seminário de Iniciação Científica Júnior/PRPq/COLTEC, VI Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-administrativos em Educação, II Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino e II Mostra Virtual “Pesquisa e Extensão na Rede de Museus”. Neste ano, também acontecerá a primeira edição do Seminário do Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA) e da Mostra de trabalhos apoiados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

A programação desta semana inclui também seminários, palestras, mesas-redondas, premiação de teses e de outros trabalhos acadêmicos e programação cultural diversificada. As atividades que compõem a programação, nesta edição coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), foram organizadas pelas seguintes instâncias institucionais: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), Diretoria de Ação Cultural (DAC), Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), Biblioteca Universitária (BU) e Unidades Acadêmicas.