Ceale comemora dez anos como

referência para o ensino brasileiro

Centro já capacitou milhares de educadores e conta com acervo

onde estão relíquias e 925 pesquisas sobre alfabetização

Ana Carolina Fleury

tuação destacada na área de alfa- betização e letramento. Mais de vinte publicações produzidas. Rico acervo contendo manuais, imagens, livros e quase mil dissertações e teses de todo o país. Essa é a bagagem do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação, que comemorou em dezembro seu décimo aniversário de fundação.

Gerado a partir das atividades desenvolvidas na pós-graduação da FaE pela professora Magda Becker Soares, o Ceale ajudou a formar grande número de pesquisadores em alfabetização e escrita, procurando reuni-los em estudos comuns. O Centro possui cerca de 120 participantes, oriundos da FaE e de outras unidades da UFMG, de instituições de ensino superior brasileiras, do MEC e das secretarias municipal e estadual da Educação. As principais linhas de trabalho do grupo estão em torno da pesquisa, documentação e prestação de serviços. Segundo Maria Lúcia Castanheira, diretora do Ceale, o Setor de Documentação e Memória é formado por um extenso acervo que recupera a história do ensino em Minas Gerais e no Brasil. "Temos verdadeiras relíquias como cadernos de professores e alunos do início do século até a década de 70 e antigas palmatórias", diz.

Maria Lúcia explica que a parte informatizada do acervo oferece um catálogo com 925 teses e dissertações sobre alfabetização, produzido especificamente para a pesquisa Alfabetização no Brasil: estado do conhecimento.

Letramento

De acordo com Maria Lúcia, os projetos de pesquisa realizados atualmente no Ceale procuram compreender o fenômeno do letramento no país, conceito recentemente implantado no contexto brasileiro. O termo difere de alfabetização por não designar o processo individual de apropriação da leitura e escrita, mas os resultados e conseqüências desse processo para grupos sociais. Os pesquisadores do Centro são formados pelo Núcleo de Pesquisa Educação & Linguagem, ligado à pós-graduação da FaE. Também são produzidas pesquisas encomendadas.

Durante sua primeira década de atividades, o Ceale priorizou a socialização de conhecimento e a troca de experiências entre professores. Para isso, foram organizados dois tipos de programa: o Ceale Debate, que convida docentes de outras instituições e alunos com pesquisas em andamento para apresentações; e o Perspectivas Ceale, que envia estudos da FaE para algumas escolas e traz, posteriormente, os educadores para debates com os autores dos trabalhos. Maria Lúcia ressalta ainda a prestação de serviços técnico-científicos, que se desdobra, por exemplo, em análises de livros didáticos e produção de resenhas para o MEC. Segundo ela, já foram produzidas avaliações de livros infantis e de dicionários. Há ainda projetos de formação de professores através de cursos oferecidos em todo o território nacional. "Já capacitamos, desde 1994, milhares de educadores no interior de Minas e em outros estados", afirma a diretora.





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Nº 1304 - Ano 27 - 20.12.2000