Busca no site da UFMG




Nº 1329 - Ano 28 - 28.11.2001

 

Encontro de Corais

No dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, cinco corais de Belo Horizonte apresentam-se no Centro Cultural. Cantáridas (ICB), Vozes do Campus (Escola de Música ), Arte em Canto (Associação dos Servidores da Justiça Federal), Grupo Vocal Fênix (NE Artes e Costuras) e Coral da Faculdade de Letras da UFMG cantarão composições clássicas e contemporâneas, que homenagearão de Mozart a Milton Nascimento. O evento, coordenado pelo Coral da Faculdade de Letras, acontece no auditório e nas salas 1, 2 e 3, com entrada franca. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, na Praça da Estação. Mais informações pelos telefones 3238-1078 e 3238-1079.

Auditoria externa

Estão abertas, até 1º de dezembro, as inscrições ao Curso de Especialização em Auditoria Externa da Face. O processo seletivo, que se inicia em 3 dezembro e vai até o dia 14 do mesmo mês, consiste em entrevista e análise de currículo, provas de conhecimentos gerais, contabilidade, raciocínio lógico e quantitativo e redação. O curso custa R$ 3,7 mil, divididos em dez parcelas. As inscrições devem ser feitas na própria Face (rua Curitiba, 832 - 7º andar - sala 703). Mais informações na página www.face.ufmg.br/ceae ou pelos telefones 3279-9060 e 3279-9069.

Sindifes

A servidora Rosângela Ferreira Santos, do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), acaba de se desligar da direção do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições de Ensino Superior (Sindifes), onde ocupou o cargo de diretora de Imprensa e Divulgação. Ela é funcionária da UFMG há dez anos e há dois integrava a direção do Sindicato.

Odontologia

Foi empossada na última semana a nova diretoria da Faculdade de Odontologia. O professor Wellington Correa Jansen (foto), ex-chefe do departamento de Odontologia Restauradora, é o novo diretor, em substituição à professora Elen Marise de Oliveira Oleto. Jansen é professor titular da Faculdade e tem doutorado na área de materiais odontológicos.

O novo vice-diretor é o professor Vagner Rodrigues Santos, do departamento de Patologia e Cirurgia Odontológicas. Ele assumiu o cargo em lugar do professor José Eustáquio da Costa.

Estudar na Alemanha

A Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) promovem, no dia 3 de dezembro, a partir de 14 horas, no campus Pampulha, o evento Estudar na Alemanha, com o objetivo de divulgar as oportunidades de estudo naquele país. A programação inclui palestra sobre as possibilidades de bolsa (com atendimento individual); uma mesa-redonda sobre experiências de intercâmbio; e a exibição do filme 23, de Hans-Christian Schmid, com comentário de Marcel Niquet, professor visitante do DAAD na Fafich.

O DAAD oferece cerca de 50 bolsas a alunos brasileiros de graduação de todas as áreas para o estudo de alemão nos meses de janeiro e fevereiro. Em junho, são concedidas 30 bolsas de doutorado integral na Alemanha, com duração de quatro anos e direito a um curso de aperfeiçoamento de alemão, caso necessário. Outras opções são bolsas de doutorado sandwich, com um ou dois anos de duração, e bolsas de curta duração para jovens germanistas da América Latina _ formandos em letras germânicas e professores de alemão. Mais informações com o professor Stephan Hollensteiner pelo telefone 3499-6031 ou 3281-8314.

Aids e publicidade

A técnica em Enfermagem Edinalva Santana, do Hospital São Geraldo, anexo ao Hospital das Clínicas, finalizou o estudo Aids e publicidade, em que tenta identificar a viabilidade de se produzir campanhas publicitárias de prevenção da Aids direcionadas ao público feminino.

O estudo de Edinalva ouviu 400 mulheres das nove regionais de Belo Horizonte e concluiu que a falta de informação sobre a doença é o fator que mais dificulta a conscientização do uso do preservativo. Algumas das entrevistadas ainda acham que apenas homens são contaminados pelo vírus da Aids; e, embora tenham conhecimento do aumento do número de casos de mulheres portadoras da doença, a maioria disse não conhecer pessoas infectadas. Além disso, a maior parte das mulheres aprova a realização de campanhas publicitárias para o público feminino.

Funcionária do Hospital das Clínicas há 20 anos, Edinalva Santana apresentou o estudo como monografia de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda da Fumec. A pesquisa foi realizada em conjunto com os alunos Caroline Ornelas, Eduardo Lopes e Thaís Vieira, sob a orientação do professor de Mercadologia da Fumec, Admir Borges.

 

Homenagem

O professor Robson Augusto Souza dos Santos (foto), do departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB, recebeu homenagem da Sociedade Mineira de Cardiologia pelo trabalho que realiza na área. Professor adjunto, há dez anos coordena o Laboratório de Hipertensão do ICB e o curso de Fisiologia Cardiovascular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, cujo nível de doutorado e a área de concentração em Farmacologia ajudou a implantar.