Busca no site da UFMG




Nº 1331 - Ano 28 - 13.12.2001

 

Concurso de reportagens

Alunos e recém-formados do Curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo), da Fafich, ficaram com o primeiro lugar nas duas categorias do Concurso de Reportagens do Programa Jovens Talentos - O Jornalismo e a Cidade. Na categoria profissional, o vencedor foi o jornalista Alexandre Vaz de Oliveira, formado pela UFMG. O terceiro lugar também ficou com outro ex-aluno da Universidade: Gleidson Batista dos Santos.

Na categoria estudante, a vencedora foi Carolina Assunção e Alves. Raquel Nunes Rubinstein ficou com o segundo lugar e Vanessa Oliveira Fagundes recebeu menção honrosa.

O prêmio e o Programa foram organizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com empresas jornalísticas, entidades de classe e cursos de jornalismo de universidades da Capital. Os premiados receberão microcomputadores e bolsas de trainee para atuar em órgãos da imprensa local.

Línguas Modernas

A Faculdade de Letras (Fale) oferece, de janeiro a março de 2002, cursos de férias de Línguas Modernas - Alemão, Francês, Espanhol, Italiano e Inglês. Com a mesma carga horária dos cursos regulares (60 horas), os cursos de férias são intensivos, com aulas diárias. Mais informações no site www.letras.ufmg.br/~cenex ou pelos telefones 3499-6002 e 3499-6001.

Exposições de arte

Serão abertas nesta quinta feira, dia 13, no Centro Cultural UFMG quatro mostras de arte que estimulam reflexões sobre as contradições. Na Galeria, a exposição 4/4- quatro quartos procura criar um conjunto artístico que permite leituras individuais. Ela é formada por obras dos artistas André D'angellis, Viviane de França, Rodrigo Borges e Roberto Belini. Na Sala Celso Renato de Lima, a mostra Cumplicidade, de Célia Pataccini e Ni da Costa, estabelece um diálogo que converge para paisagens que remontam ao imaginário coletivo.

A artista Cristina Camara expõe, na Sala Ana Horta, a mostra Sinto muito, Lorde Unwin não se encontra em casa, formada por imagens capturadas após um processo de interferência em uma casa (foto). Na Sala 5, João Castilho, Pedro David e Pedro Motta mostram Gotobamg de dentro, coletânea de fotos de lugares inexplorados e paisagens exuberantes dos estados de Goiás, Tocantins, Bahia e Minas Gerais.

As exposições ficam abertas até o dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 11 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, de 10 às 18 horas. A entrada é franca. O Centro Cultural está localizado à avenida Santos Dumont, 174. Mais informações: 3238-1078 e 3238-1079.

Brinquedos cantados

O Pandalelê - Laboratório de Brincadeiras do Centro Pedagógico da UFMG lançou, através do Selo Palavra Cantada, de São Paulo, o Livro-CD Brinquedos cantados, que resgata 22 brincadeiras da tradição popular brasileira.

A coletânea reúne um livro, que descreve as brincadeiras, um CD-ROM, que as demonstram através de imagens, e um CD de aúdio, com as músicas utilizadas nas animações.

Brinquedos cantados é resultado de um trabalho de três anos do Pandalelê, projeto de ensino e extensão criado em 1993. Coordenado pelo professor de Música do CP, Eugenio Tadeu Costa, o Laboratório reúne 17 crianças e adolescentes que estudam no CP e no Colégio Técnico. Mais informações com o professor Eugenio Tadeu (3499-5199 e etadeu@lcc.ufmg.br) ou no selo Palavra Cantada (atendimento@palavracantada.com.br).

Engenharia de Áudio

Termina no dia 2 de fevereiro o prazo para a submissão de artigos ao 1º Seminário de Engenharia de Áudio (Semea/ 2002), promovido pelo departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia, em parceria com os departamentos da Engenharia Mecânica e de Física e com a Escola de Música. O seminário pretende promover um fórum de debates sobre pesquisa, desenvolvimento, aplicações, tendências e últimos avanços no campo da engenharia de áudio. Mais informações na página www.cpdee.ufmg.br/~semea.

Musicalização Infantil

De 17 de dezembro a 25 de janeiro de 2002 estarão abertas as inscrições de crianças novatas para os cursos do Centro de Musicalização Infantil (CMI), da Escola de Música. Para o Curso de Iniciação (nível I), sem exigência de conhecimento musical, podem se inscrever crianças nascidas entre janeiro de 93 e abril de 95. Já os cursos de Musicalização (níveis II a V), que exige conhecimento musical, receberão inscrições de crianças nascidas entre janeiro de 90 e dezembro de 93.

Criado em 1985, o CMI é um programa de extensão permanente da Escola de Música. Em 2002, ele oferecerá cursos de Musicalização, Piano/Teclado, Coral, Grupo de Cordas, Prática de Conjunto e Instrumentos (Flauta Doce, Clarineta, Flauta Transversal, Harpa, Violão, Violino e Violoncelo). Para se inscrever, é necessária a apresentação de fotocópia da certidão de nascimento, uma foto 3x4 do candidato e o pagamento da taxa de R$50 para o nível I e R$100 para os demais níveis. Informações e inscrições nos postos da Fundep: Loja 7 da Praça de Serviços, campus Pampulha, ou Conservatório UFMG, localizado na avenida Afonso Pena, 1534. Informações pelos telefones 3499-4220 e 3218-9352 e nas páginas cmi@musica.ufmg.br e www.fundep.ufmg.br.