Busca no site da UFMG
Nš 1496 - Ano 31
18.08.2005



Extensão Universitária

Foi prorrogado para 10 de setembro o prazo de inscrições de trabalhos ao VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária, que tem a UFMG como uma das organizadoras. As regras para submissão dos artigos estão descritas na página www.pr5.ufrj.br/iberoamericano. Já as inscrições on-line para o evento podem ser feitas até 30 de outubro.

O VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária será realizado de 27 a 30 de novembro, no Rio de Janeiro. A promoção é da União Latinoamericana de Extensão Universitária, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se do evento de extensão universitária de maior abrangência no âmbito ibero-americano.

Tendo como tema Navegar é preciso... transformar é possível..., reunirá docentes, técnicos, estudantes das universidades ibero-americanas e seus respectivos parceiros (representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, dirigentes políticos, empresários, dentre outros) com o objetivo de refletir, discutir e analisar o papel da extensão universitária no processo de transformação social.

Mistura de ritmos no Quarta Doze e Trinta

Com um estilo que mistura ritmos e sons, o pernambucano Kiko Klaus e o colombiano Carlos Jaramill são as atrações do Quarta Doze e Trinta desta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 12h30, na Praça de Serviços. A dupla interpretará canções do CD Mesmalua, com composiçõaes que mesclam ritmos brasileiros, como samba, bossa nova, baião e maracatu, com gêneros internacionais, como o pop contemporâneo e o funk.

Kiko, cantor, compositor e produtor musical, além de autor de trilhas sonoras premiadas, trabalhou ao lado de músicos como Naná Vasconcelos, Lenine, Arto Lindsay, Cordel de Fogo Encantado, Ojos de Brujo, entre outros. Carlos Jaramillo, guitarrista, compositor e produtor musical, gravou e produziu vários CDs que ganharam discos de ouro na Europa, Estados Unidos e México. Também produziu músicas e CDs para o selo norte-americano Luaka Bop, de David Byrne.

O projeto Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.

Cenesp

As jogadoras da equipe de vôlei feminino adulto do Minas Tênis Clube estiveram, no último dia 12, no Centro de Excelência Esportiva (Cenesp) da UFMG para realizar avaliações físicas. As 14 atletas foram submetidas a testes para medir potência muscular dos membros superiores e inferiores, pulos, ataques e bloqueios, além de testes ergométricos e de carga.

Algumas delas receberão preparação na área de psicologia do esporte, com o objetivo de aumentar a concentração durante as partidas e, consequentemente, a velocidade de reação diante das jogadas.

Ao fim das avaliações, relatório sobre as condições físicas de cada esportista será enviado à comissão técnica do clube. A partir dele, treinador e preparadores físicos poderão definir em quais pontos as atletas precisam melhorar e a carga de treinamento adequada para cada uma.

Criado em 1997, o Cenesp foi o primeiro de uma rede hoje composta por nove centros distribuídos nas principais universidades do país. Trata-se de um espaço especializado que detecta, seleciona e desenvolve talentos esportivos, além de realizar pesquisas na área e oferecer treinamento e aperfeiçoamento a atletas profissionais.

Moçambique

De 2 a 10 de agosto, a UFMG recebeu a visita de um grupo de estudantes de Direito de Moçambique, que veio ao Brasil conhecer instituições dos poderes Judiciário e Legislativo.

Acompanhados pelo professor Maurício Freire, vice-diretor de Relações Internacionais da UFMG, os 22 alunos estiveram na Faculdade de Direito, onde receberam informações sobre a Escola, o currículo e o Programa Pólos e Cidadania; no Tribunal de Justiça, na Escola do Judiciário, na Procuradoria da Prefeitura de Belo Horizonte, na Câmara Municipal, no Tribunal Regional Eleitoral e na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Os estudantes concluíram a estada na capital mineira com visita ao Museu Histórico Abílio Barreto.

Segundo o professor Maurício Freire, a presença dos alunos na UFMG é resultado de convênio com o Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU) de Moçambique. "A vinda deste grupo foi o primeiro passo para ampliar nosso contato com o ISPU, principal instituição de ensino superior daquele país", diz Maurício Freire.

Portais institucionais

Assessores de comunicação de instituições públicas sediadas em Belo Horizonte reuniram-se, no dia 9 de agosto, no Museu Histórico Abílio Barreto (foto), para trocar experiências e discutir o papel da comunicação na Internet.

O seminário Portais públicos, promovido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), contou com ciclo de palestras para debate e relato de experiências de trabalho de cinco instituições _ a própria PBH, UFMG, Governo do Estado, Assembléia Legislativa e Tribunal de Justiça.

"A Internet adquire importância cada vez maior na comunicação, e, no caso dos portais públicos, assume a característica de grande prestadora de serviços", disse a Assessora de Comunicação da PBH, jornalista Nereide Beirão, ao lembrar que o Seminário também buscou subsídios para a reformulação do portal eletrônico da Prefeitura, processo que deve ser concluído até 12 de dezembro, no aniversário da cidade.

A professora Maria Céres Pimenta Spínola Castro, Diretora de Comunicação e Divulgação Social da UFMG, apresentou a página eletrônica da Universidade, oferecendo dados sobre os serviços prestados e sobre a articulação do sistema de comunicação com a base tecnológica necessária ao funcionamento do portal. "Temos cerca de meio milhão de acessos mensais, com média de seis páginas visitadas em cada acesso", informou.

Foca Lisboa